in , ,

Strogonoff de Carne Delicioso

Strogonoff de Carne Delicioso

O strogonoff de carne é um prato que agrada a muitos paladares. É uma receita simples, mas que tem seus segredos para ficar mais saborosa e cremosa.

Neste artigo, você vai aprender o que é o strogonoff de carne, como fazer a receita, a origem desse prato, mais três receitas com carne bovina e as dúvidas mais comuns sobre o tema. Vamos lá?

O que é o Strogonoff de Carne?

O strogonoff de carne é um prato composto por cubos de carne bovina cozidos em um molho à base de creme de leite, mostarda, catchup e cogumelos. É geralmente servido com arroz branco e batata palha. Essa receita é de origem russa, mas que se popularizou no mundo todo, ganhando diversas variações.

Como Fazer a Receita de Strogonoff de Carne?

Para fazer a receita de strogonoff de carne, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de carne bovina (alcatra, filé mignon ou contrafilé)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de catchup
  • 200 g de cogumelos em conserva fatiados
  • 1 caixinha de creme de leite

O modo de preparo é o seguinte:

Corte a carne em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta-do-reino.

Aqueça o óleo em uma panela e doure a carne em fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até que esteja cozida. Retire a carne da panela e reserve.

Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até que estejam macios. Adicione a mostarda, o catchup e os cogumelos e misture bem.

Volte a carne para a panela e deixe ferver por alguns minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo delicadamente. Sirva o strogonoff de carne com arroz branco e batata palha.

Strogonoff de Carne Delicioso

Qual é a Origem do Strogonoff de Carne?

O strogonoff de carne tem sua origem na Rússia do século XIX. O nome do prato vem da família Stroganov, uma das mais ricas e influentes da época. A receita original era feita com carne cortada em tiras finas, cozida em caldo de carne e vinho, e temperada com mostarda e creme azedo. Os cogumelos foram adicionados posteriormente.

O strogonoff de carne se espalhou pelo mundo após a Revolução Russa de 1917, quando muitos nobres russos fugiram para outros países. Na França, o prato ganhou o catchup e o creme de leite. No Brasil, o strogonoff chegou na década de 1950, trazido pelos imigrantes europeus. Aqui, ele foi adaptado ao nosso paladar, com a inclusão da batata palha.

Mais 3 Receitas com Carne Bovina

Se você gostou do strogonoff de carne, que tal experimentar outras receitas com carne bovina? Veja abaixo três sugestões deliciosas:

  • Bife à parmegiana: Um clássico da culinária italiana, o bife à parmegiana consiste em bifes de carne bovina empanados e fritos, cobertos com molho de tomate e queijo mussarela, e levados ao forno para gratinar. É servido com arroz branco e salada verde.
  • Carne louca: Uma ótima opção para lanches ou refeições rápidas, a carne louca é feita com carne bovina cozida e desfiada, temperada com cebola, alho, pimentão, azeitona, vinagre e cheiro-verde. Pode ser servida fria ou quente, em sanduíches, tortas, saladas ou como acompanhamento.
  • Escondidinho de carne seca: Um prato típico da culinária nordestina, o escondidinho de carne seca é feito com uma camada de carne seca desfiada e refogada, coberta com um purê de mandioca ou batata, e polvilhada com queijo ralado. É levado ao forno para dourar e servido com arroz branco e vinagrete.

Dúvidas Comuns sobre o Strogonoff de Carne

Você ainda tem alguma dúvida sobre o strogonoff de carne? Veja abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o tema:

  • Posso substituir o creme de leite por outro ingrediente? Sim, você pode substituir o creme de leite por iogurte natural, requeijão cremoso, cream cheese ou creme de ricota. O sabor e a consistência podem variar um pouco, mas o resultado também fica bom.
  • Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar outros tipos de carne, como frango, camarão, porco ou carne moída. O modo de preparo é o mesmo, apenas ajuste o tempo de cozimento da carne escolhida.
  • Posso congelar o strogonoff de carne? Sim, você pode congelar o strogonoff de carne por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas e depois aqueça em uma panela ou no micro-ondas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita de Cheesecake de Goiabada

Receita de Cheesecake de Goiabada

Receita de Torta de Limão

Receita de Torta de Limão