in , ,

Receita de Cheesecake de Goiabada

Receita de Cheesecake de Goiabada

Você já experimentou cheesecake de goiabada? Essa é uma sobremesa que combina o sabor suave e cremoso do cheesecake com a doçura e a acidez da goiabada, uma geleia feita com goiaba e açúcar.

O cheesecake de goiabada é uma receita fácil de fazer, que agrada a todos os paladares e que pode ser servida em qualquer ocasião.

O que é Cheesecake?

O cheesecake é uma torta doce feita com uma base de biscoito ou massa, um recheio de queijo cremoso e uma cobertura de frutas, geleias, caldas ou chocolate.

É uma sobremesa muito antiga, que tem origem na Grécia Antiga, onde era servido aos atletas nas Olimpíadas. Ao longo dos séculos, o cheesecake se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações, sendo uma das mais famosas a versão americana, que usa cream cheese no recheio e é assada no forno.

Modo Fazer Cheesecake de Goiabada?

Para fazer um cheesecake de goiabada, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200 g de biscoito maisena
  • 100 g de manteiga derretida
  • 600 g de cream cheese
  • 200 g de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 300 g de goiabada
  • 1/4 de xícara (chá) de água

O modo de preparo é simples:

  1. Triture os biscoitos no liquidificador ou no processador até formar uma farofa. Misture com a manteiga e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo removível. Leve à geladeira por 15 minutos.
  2. Bata o cream cheese com o açúcar na batedeira até ficar cremoso. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Junte a essência de baunilha e misture.
  3. Despeje o creme sobre a massa na forma e alise a superfície. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até que o centro esteja firme.
  4. Deixe o cheesecake esfriar completamente na forma e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até ficar bem gelado.
  5. Em uma panela, leve ao fogo baixo a goiabada picada com a água, mexendo até derreter e formar uma calda grossa.
  6. Desenforme o cheesecake e cubra com a calda de goiabada. Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até a hora de servir.

Qual é a História do Cheesecake de Goiabada?

O cheesecake de goiabada é uma receita que surgiu da mistura entre as culturas americana e brasileira. A goiabada é um doce típico do Brasil, que foi criado pelos colonizadores portugueses como uma forma de conservar a fruta abundante no país. A goiabada se tornou um ingrediente popular na culinária brasileira, sendo usada em diversas receitas, como o famoso Romeu e Julieta, que combina queijo branco com goiabada.

Já o cheesecake é uma sobremesa que se popularizou nos Estados Unidos no século XX, especialmente em Nova York, onde surgiram diversas versões do doce. O cheesecake americano se caracteriza pelo uso do cream cheese no recheio e pela cobertura variada, que pode ser feita com frutas vermelhas, limão, caramelo, chocolate ou qualquer outro sabor.

A ideia de unir o cheesecake com a goiabada surgiu provavelmente de algum brasileiro que morava nos Estados Unidos ou de algum americano que visitou o Brasil e se encantou com o doce de goiaba. O fato é que o cheesecake de goiabada é uma receita que conquistou muitos fãs pelo mundo, sendo uma forma de homenagear as duas culturas e de criar uma sobremesa deliciosa e original.

Quais São Outras Receitas com Goiabada?

Se você gostou do cheesecake de goiabada, saiba que existem muitas outras receitas que usam esse ingrediente maravilhoso. Aqui estão algumas sugestões para você experimentar:

  • Bolo de goiabada: um bolo simples e fofinho, recheado e coberto com goiabada derretida. Uma ótima opção para o café da tarde ou para levar em festas.
  • Pudim de goiabada: um pudim cremoso e fácil de fazer, que leva leite condensado, creme de leite, ovos e goiabada. Uma sobremesa que vai agradar a toda a família.
  • Rocambole de goiabada: uma massa fina e macia, recheada com goiabada e enrolada como um rocambole. Um clássico da confeitaria brasileira, que pode ser polvilhado com açúcar ou coco ralado.
  • Brigadeiro de goiabada: uma versão diferente do tradicional brigadeiro, que leva leite condensado, manteiga, chocolate branco e goiabada. Um docinho irresistível, que pode ser enrolado em bolinhas ou servido em copinhos.

Quais São as Dúvidas Mais Comuns sobre Cheesecake de Goiabada?

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer um cheesecake de goiabada perfeito? Então confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre essa receita:

Posso usar outro tipo de biscoito na massa? Sim, você pode usar o biscoito de sua preferência, como maizena, maria, leite, chocolate ou integral. O importante é triturar bem os biscoitos e misturar com a manteiga para formar uma massa firme e homogênea.

Posso usar outro tipo de queijo no recheio? Sim, você pode substituir o cream cheese por outro queijo cremoso, como ricota, cottage ou mascarpone. O sabor e a textura podem variar um pouco, mas o resultado será igualmente delicioso.

Posso usar outra fruta na cobertura? Sim, você pode usar outra fruta no lugar da goiabada, como morango, framboesa, amora, mirtilo ou abacaxi. Você pode fazer uma geleia caseira com a fruta escolhida ou usar uma pronta. O importante é que a cobertura seja espessa e brilhante.

Conclusão

O cheesecake de goiabada é uma sobremesa incrível, que combina o melhor das culturas americana e brasileira. É uma receita fácil de fazer, que leva ingredientes simples e que tem um sabor surpreendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deliciosa Sopa de Feijão

Deliciosa Sopa de Feijão

Strogonoff de Carne Delicioso

Strogonoff de Carne Delicioso