in , ,

Receita de Pernil Assado com Calda de Abacaxi

Receita de Pernil Assado com Calda de Abacaxi

O pernil assado com calda de abacaxi é um prato delicioso, que combina a carne suculenta e macia do pernil com o sabor doce e ácido do abacaxi.

Pernil assado com calda de abacaxi?

O pernil assado com calda de abacaxi é uma combinação de um corte de carne suína (o pernil) e uma fruta tropical (o abacaxi). Nessa receita, o pernil é temperado com sal, alho, pimenta-do-reino, louro, vinagre e vinho branco, e assado no forno por cerca de três horas, até ficar dourado e macio. O abacaxi é cortado em rodelas ou pedaços, e cozido em uma panela com açúcar, água e cravo-da-índia, até formar uma calda espessa e brilhante. O pernil é servido com a calda de abacaxi por cima ou à parte.

Alguns dos motivos para você saborear o pernil assado com calda de abacaxi são:

  • É uma refeição completa, que pode ser acompanhada de arroz branco, farofa, salada verde ou maionese.
  • É versátil, podendo ser feito com diferentes tipos de pernil (com ou sem osso, inteiro ou em pedaços) e de abacaxi (fresco ou em lata).
  • É saboroso, pois o pernil fica bem temperado e suculento, e o abacaxi dá um toque especial ao prato.
  • É saudável, pois contém ingredientes naturais e nutritivos. O pernil contém proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. O abacaxi contém vitamina C, potássio, magnésio e bromelina.
Receita de Pernil Assado com Calda de Abacaxi

Como fazer o pernil assado com calda de abacaxi?

Fazer o pernil assado com calda de abacaxi é muito simples e fácil. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 kg de pernil suíno sem osso
  • Sal, alho e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 abacaxi médio descascado e cortado em rodelas ou pedaços
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 10 cravos-da-índia

O modo de preparo é o seguinte:

  • Tempere o pernil com sal, alho e pimenta-do-reino a gosto. Coloque-o em uma assadeira untada com óleo. Espalhe as folhas de louro sobre a carne. Regue com o vinagre e o vinho branco. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos quatro horas, virando a carne na metade do tempo.
  • Preaqueça o forno a 200°C. Retire o papel-alumínio da assadeira e leve ao forno por cerca de três horas, regando a carne com o molho da assadeira a cada meia hora. Nos últimos 15 minutos, retire o papel-alumínio para dourar a carne.
  • Enquanto isso, prepare a calda de abacaxi. Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até derreter e caramelizar. Adicione a água aos poucos, mexendo bem para dissolver o açúcar. Junte o abacaxi e os cravos-da-índia e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, ou até o abacaxi ficar macio e a calda engrossar.
  • Sirva o pernil fatiado com a calda de abacaxi por cima ou à parte.

O rendimento é de aproximadamente oito porções. Você pode guardar as sobras na geladeira por até quatro dias ou no freezer por até três meses.

Mais 3 receitas com pernil

Se você gostou do pernil assado com calda de abacaxi, que tal experimentar outras receitas com pernil? Aqui estão mais três sugestões para você variar o seu cardápio:

Pernil ao molho de laranja: uma opção cítrica e aromática, o pernil ao molho de laranja é uma delícia. Você vai precisar de pernil, sal, alho, pimenta-do-reino, alecrim, tomilho, suco de laranja, vinho branco seco, mel, amido de milho e raspas de laranja.

O modo de preparo é simples: tempere o pernil com sal, alho, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho; coloque-o em uma assadeira untada com óleo; regue com metade do suco de laranja e metade do vinho branco; cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de três horas; retire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos; transfira o pernil para uma travessa e reserve; leve o molho da assadeira ao fogo médio; adicione o restante do suco de laranja e do vinho branco, o mel e o amido de milho dissolvido em um pouco de água; mexa até engrossar; junte as raspas de laranja e sirva com o pernil fatiado.

Pernil ao vinho tinto: uma opção requintada e saborosa, o pernil ao vinho tinto é uma maravilha. Você vai precisar de pernil, sal, alho, pimenta-do-reino, louro, vinagre, vinho tinto seco, cebola, cenoura, salsão, bacon, manteiga, farinha de trigo e salsa.

O modo de preparo é fácil: tempere o pernil com sal, alho, pimenta-do-reino e louro; coloque-o em uma tigela; regue com o vinagre e o vinho tinto; cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 12 horas; escorra o pernil e reserve a marinada; coloque-o em uma assadeira untada com óleo; leve ao forno pré-aquecido por cerca de três horas; retire do forno e reserve; coe a marinada em uma panela e leve ao fogo alto até reduzir pela metade; pique a cebola, a cenoura, o salsão e o bacon; frite o bacon em uma frigideira até dourar; retire e reserve; na mesma frigideira, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo; mexa bem até formar um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Motivos para Você Experimentar o Macarrão com Molho de Carne

5 Motivos para Você Experimentar o Macarrão com Molho de Carne

Sorvete de Banana: Fácil de fazer

Sorvete de Banana: Fácil de fazer