Humilde, mas tudo limpo e arrumado

O fato de morar em uma casa humilde e não ter uma vida abastada, não impede de estar tudo limpo e arrumado.

Uma casa pequena e organizada, faz com que os moradores se sintam melhor acolhidos, facilita localizar as coisas e torna o ambiente mais agradável, o que ajuda na autoestima.

Advertisements

Milhares de famílias no Brasil e no mundo, infelizmente moram em regiões muito carentes, sem saneamento básico e vivem com muita dificuldade. São casos sérios de situações complexas, pois não se trata apenas da alimentação ou de ter o que vestir, em geral, essas pessoas lutam muito para ter o mínimo em casa, por isso é comum encontrar nesses ambientes, na maioria, roupas emboladas, utensílios largados entre outros. 

Não é que as pessoas gostem de viver assim, se trata de uma condição de abatimento mental e pouco ânimo para organizar, vivem deprimidos, muitos nem se dão conta que estão nessas condições de desânimo.

Essas famílias precisam de ajuda, tanto na melhoria das condições de vida em geral, como no fator emocional, para que se sintam mais esperançosas, bem dispostas.

Por outro lado, humilde, mas com tudo limpo e arrumado, torna a vida família, ainda que com muitas limitações financeiras, mas determinada, com bom ânimo para continuar sua luta, estudar se preparando para o mercado de trabalho, mas o principal, é estar mostrando para os filhos que, independente da sua condição financeira, devem se sentir gratos por ter um teto, uma casa para morar, entendendo que não devem se envergonhar de uma moradia humilde, pois está tudo limpo e arrumado.

Além de ser importante fazer a manutenção da limpeza, por questões de higiene e saúde, no campo das emoções, favorece o conceito de querer mais e melhor, é como um impulso para preservar a dignidade, na consciência do próprio valor, sem se entregar a situação.

Written by Silvia Cardoso Souza

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *