in , ,

Filé mignon ao molho madeira

Filé mignon ao molho madeira

O filé mignon ao molho madeira é um prato clássico da culinária francesa, que combina a maciez e o sabor da carne com o aroma e a consistência do molho. É uma ótima opção para ocasiões especiais, como jantares românticos, aniversários ou festas de fim de ano. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa receita de forma simples e prática, além de contar um pouco da sua história e dar algumas sugestões de acompanhamentos. Confira!

O que é o filé mignon ao molho madeira?

O filé mignon é um corte de carne bovina, retirado da parte traseira do animal, entre as costelas e a coxa. É considerado uma carne nobre, pois tem pouca gordura e muita maciez. O molho madeira é um tipo de molho escuro, feito com vinho madeira, caldo de carne, manteiga, farinha de trigo e temperos. O vinho madeira é um vinho fortificado, produzido na ilha da Madeira, em Portugal. Ele tem um sabor adocicado e uma cor âmbar.

A combinação do filé mignon com o molho madeira é uma das mais tradicionais da gastronomia francesa, sendo conhecida como “filet de boeuf à la sauce madère”. O prato é servido geralmente com batatas cozidas ou assadas, cenouras, ervilhas ou cogumelos.

Filé mignon ao molho madeira

Como fazer o filé mignon ao molho madeira?

Para fazer o filé mignon ao molho madeira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de filé mignon em bifes grossos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de caldo de carne
  • 1/2 xícara (chá) de vinho madeira
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  • Tempere os bifes de filé mignon com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e frite os bifes por cerca de 4 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados. Retire os bifes da frigideira e reserve em um prato.
  • Na mesma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos, ou até que estejam macios.
  • Adicione a farinha de trigo e mexa bem, formando uma pasta.
  • Aos poucos, acrescente o caldo de carne e o vinho madeira, mexendo sempre para dissolver os grumos e engrossar o molho.
  • Tempere o molho com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver por cerca de 10 minutos, ou até que esteja encorpado.
  • Coloque os bifes de volta na frigideira e envolva-os com o molho. Polvilhe a salsinha picada por cima e sirva em seguida.

Qual é a origem do filé mignon ao molho madeira?

A origem do filé mignon ao molho madeira é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ele surgiu. Uma delas é que o prato foi criado no século XVIII, na França, por um cozinheiro chamado François Vatel. Ele teria inventado o molho madeira para acompanhar um assado de carneiro que serviu ao rei Luís XIV e aos seus convidados. O molho fez tanto sucesso que passou a ser usado com outros tipos de carne, como o filé mignon.

Outra hipótese é que o prato foi inspirado na culinária portuguesa, que usava muito o vinho madeira em suas receitas. Os franceses teriam adaptado o molho para o seu paladar, adicionando manteiga e farinha de trigo. O filé mignon teria sido escolhido por ser uma carne macia e saborosa, que harmonizava bem com o molho.

Quais são outras receitas com filé mignon?

O filé mignon é uma carne versátil, que pode ser preparada de diversas formas e com diferentes molhos. Aqui estão algumas sugestões de receitas com filé mignon que você pode experimentar:

  • Filé mignon ao molho de mostarda: tempere os bifes de filé mignon com sal e pimenta-do-reino e frite-os em uma frigideira com óleo. Em outra panela, derreta manteiga e refogue cebola picada. Adicione creme de leite, mostarda dijon, sal e pimenta-do-reino e misture bem. Coloque os bifes em uma travessa e cubra com o molho de mostarda. Sirva com arroz branco e salada verde.
  • Filé mignon ao forno com bacon: tempere os bifes de filé mignon com sal, pimenta-do-reino, alho picado e tomilho. Enrole uma fatia de bacon em cada bife e prenda com um palito. Coloque os bifes em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que o bacon esteja crocante. Sirva com purê de batatas e legumes cozidos.
  • Filé mignon à parmegiana: tempere os bifes de filé mignon com sal e pimenta-do-reino e passe-os na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente até que estejam dourados. Em um refratário, coloque um pouco de molho de tomate, os bifes fritos, mais molho de tomate, fatias de mussarela e queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta. Sirva com espaguete ao alho e óleo.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o filé mignon ao molho madeira?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre o filé mignon ao molho madeira são:

  • Posso substituir o vinho madeira por outro tipo de vinho? Sim, você pode usar outro vinho fortificado, como o vinho do Porto ou o xerez, ou um vinho tinto seco, como o cabernet sauvignon ou o merlot. O sabor do molho vai mudar um pouco, mas ainda vai ficar gostoso.
  • Posso usar outro corte de carne no lugar do filé mignon? Sim, você pode usar outros cortes de carne bovina que sejam macios e tenros, como o contrafilé, a alcatra ou a picanha. Você também pode usar carne suína, como o lombo ou o pernil, ou carne de frango, como o peito ou a coxa.
  • Posso congelar o filé mignon ao molho madeira? Sim, você pode congelar o prato já pronto ou apenas o molho. Para congelar, espere esfriar completamente e coloque em um recipiente fechado ou em um saco plástico. Mantenha no freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas ou no micro-ondas por alguns minutos. Aqueça em uma panela ou no forno antes de servir.

Conclusão

O filé mignon ao molho madeira é um prato delicioso, sofisticado e fácil de fazer. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um pouco de tempo para preparar essa receita que vai impressionar a todos. Experimente fazer em casa e surpreenda-se com o resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Fazer um Arroz Carreteiro Completo e Delicioso

Como Fazer um Arroz Carreteiro Completo e Delicioso

Receita de Hambúrguer Artesanal

Receita de Hambúrguer Artesanal