Matheus Antônio Alves, jovem de 17 anos, morreu após cair da escada, enquanto estava na casa da avó, que mora em em Campo Limpo Paulista (SP). O rapaz sofreu uma queda da escada, ao cair bateu a cabeça.
Quando a família recebeu a notícia, de que o adolescente foi diagnosticado com morte encefálica, decidiram autorizar a doação dos órgãos.
Após a queda na escada, na casa da avó, Matheus ficou internado no hospital de Jundiaí (SP) e da Polícia Militar, onde recebeu todo o tratamento para sua recuperação, tendo permanecido em estado grave por 3 dias, mas não resistiu.
Os órgãos retirados do corpo do jovem para doação, foram os ossos, pulmão, coração, pâncreas, rim e fígado.
Segundo a Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do Hospital São Vicente, o tempo que a equipe levou para o procedimento de remoção dos órgãos do corpo do jovem, foi de sete horas.
Após a remoção, a captação foi realizada por um helicóptero Águia, da Polícia Militar, levando um órgão de Jundiaí para o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Dentre os transplantados, que receberam os órgão de Matheus, uma delas é a Luane Caroline Grotto, de 25 anos, que reside em Indaiatuba (SP).
Ela estava na fila, aguardando há 2 anos para receber um pulmão, pois foi diagnosticada com bronquiectasia, sendo necessário o transplante. A paciente recebeu o órgão na última sexta-feira (25/9).
Muitas pessoas poderão ter esperanças de viver, após receber o transplante dos órgãos, que a família do jovem autorizou doar. Todos os anos, novos pacientes entram na fila de transplante, dependendo de um novo órgão para sobreviver.
Por isso o gesto de amor, mesmo diante de uma grande dor do luto de ter perdido o jovem, dará a chance a outras pessoas, que certamente estão sentindo muita gratidão.