in , ,

Dicas para Fazer um Delicioso Frango Assado na Maionese

Dicas para Fazer um Delicioso Frango Assado na Maionese

Você já experimentou frango assado na maionese? Essa é uma receita simples, mas que pode surpreender o seu paladar com um sabor incrível.

A maionese ajuda a deixar o frango mais suculento, macio e dourado, além de dar um toque especial ao molho.

O que é Frango Assado na Maionese?

Frango assado na maionese é uma forma de preparar o frango inteiro ou em pedaços, usando a maionese como tempero e cobertura.

A maionese pode ser industrializada ou caseira, e pode ser misturada com outros ingredientes, como ervas, alho, mostarda, limão, etc.

O frango é assado no forno, em uma assadeira ou refratário, até ficar bem cozido e dourado. O resultado é um frango saboroso, úmido e com uma casquinha crocante.

Como Fazer Frango Assado na Maionese: Passo a Passo

Para fazer frango assado na maionese, você vai precisar de:

  • 1 frango inteiro ou em pedaços (cerca de 2 kg)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de maionese
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 2 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas (salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, etc.)
  • 1/4 de xícara de água

Siga os passos abaixo para fazer o frango assado na maionese:

Preaqueça o forno a 200°C e unte uma assadeira ou refratário com um pouco de óleo ou manteiga. Lave o frango e seque bem com papel toalha. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, por dentro e por fora.

Em uma tigela, misture a maionese, a mostarda, o alho, o suco de limão e as ervas. Reserve.

Coloque o frango na assadeira ou refratário e espalhe a mistura de maionese por toda a superfície do frango, cobrindo bem. Despeje a água na assadeira ou refratário, ao redor do frango.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora e meia, regando o frango com o molho da assadeira de vez em quando.

Retire o papel alumínio e deixe o frango no forno por mais 15 minutos, ou até que esteja bem dourado e cozido.

Sirva o frango assado na maionese com o molho da assadeira e acompanhamentos de sua preferência.

A Origem do Frango Assado na Maionese

Não se sabe ao certo qual é a origem do frango assado na maionese, mas há algumas hipóteses sobre como essa receita surgiu.

Uma delas é foi criada por donas de casa que queriam aproveitar as sobras de maionese que tinham na geladeira.

Outra é que ela foi inspirada em receitas estrangeiras que usavam creme de leite ou iogurte para assar o frango. Uma terceira é que ela foi inventada por algum cozinheiro criativo que quis experimentar algo diferente.

O fato é que o frango assado na maionese se tornou um prato popular no Brasil, principalmente nas festas de fim de ano. Ele pode ser encontrado em vários livros de receitas e sites de culinária, com variações nos ingredientes e no modo de preparo.

Mais 3 Receitas com Frango e Maionese

Se você gostou da ideia de usar a maionese para fazer o frango assado, confira outras três receitas que também levam esses dois ingredientes:

  • Salpicão de frango: uma salada fria que combina frango desfiado, maionese, cenoura, milho, ervilha, uva passa, salsão e batata palha. Ideal para servir como entrada ou acompanhamento.
  • Frango à parmegiana: um prato que consiste em frango empanado, coberto com molho de tomate, queijo e maionese, e gratinado no forno. Perfeito para servir com arroz e salada verde.
  • Frango cremoso: um prato que leva frango cozido e desfiado, misturado com maionese, creme de leite, milho, ervilha, azeitona e queijo ralado, e assado no forno. Delicioso para servir com pão ou torradas.

Dúvidas Comuns sobre Frango Assado na Maionese

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer frango assado na maionese? Veja algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:

Posso usar qualquer tipo de maionese? Sim, você pode usar a maionese de sua preferência, seja industrializada ou caseira. Apenas tome cuidado com o sal, pois algumas maioneses já são salgadas.

Posso substituir a mostarda por outro ingrediente? Sim, você pode substituir a mostarda por outro tempero de sua escolha, como ketchup, molho inglês, molho barbecue, etc. O importante é que ele combine com o sabor da maionese e do frango.

Posso usar outras ervas além das sugeridas? Sim, você pode usar as ervas que mais gostar, como orégano, manjericão, sálvia, etc. Elas vão dar um toque especial ao frango assado na maionese.

Posso fazer o frango assado na maionese na panela de pressão ou na air fryer? Sim, você pode adaptar a receita para fazer o frango assado na maionese na panela de pressão ou na air fryer. Na panela de pressão, você vai precisar de menos água e de menos tempo de cozimento. Na air fryer, você vai precisar de menos óleo e de mais tempo de cozimento.

Conclusão

Frango assado na maionese é uma receita simples, mas que pode fazer muito sucesso na sua mesa. Com poucos ingredientes e alguns truques, você pode fazer um frango suculento, macio e dourado, com um molho delicioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banana prende o intestino ou ajuda a fazer cocô? Veja o que estudo diz

Banana prende o intestino ou ajuda a fazer cocô? Veja o que estudo diz

5 Motivos para Fazer Pizza na Air Fryer

5 Motivos para Fazer Pizza na Air Fryer