in ,

Banana prende o intestino ou ajuda a fazer cocô? Veja o que estudo diz

Banana prende o intestino ou ajuda a fazer cocô? Veja o que estudo diz

Presente em muitos lares brasileiros, essa fruta continua levantando dúvidas quanto ao seu papel na constipação. Saiba se as bananas causam obstrução intestinal.

Certas escolhas alimentares podem fornecer uma solução para superar a constipação. Um exemplo bem conhecido é o café, que pode fazer você correr rapidamente para o banheiro. Mas e as bananas? Eles causam prisão de ventre ou ajudam na evacuação?

Antes de abordar esta questão, vamos compreender a natureza da constipação e por que ela ocorre.

A constipação é definida como três ou menos evacuações por semana, muitas vezes acompanhadas de fezes duras, secas, irregulares ou difíceis de evacuar, conforme descrito pelo National Institutes of Health (NIH).

Na maioria das vezes, esse problema pode ser resolvido em casa, e o primeiro passo é simplesmente incorporar mais alimentos ricos em fibras à sua dieta.

Benefícios da banana para a função intestinal

A banana de tamanho médio é considerada uma boa fonte de fibra, fornecendo 3 gramas desse nutriente (quase 11% da ingestão diária recomendada), segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Especificamente, as bananas contêm fibra solúvel, que se dissolve em água para criar uma substância semelhante a um gel que ajuda na formação de fezes moles e facilmente transitáveis, e fibra insolúvel, que não se dissolve em água e ajuda a promover o movimento do material através do trato gastrointestinal enquanto aumentando o volume das fezes.

Além disso, essas frutas também contêm sorbitol, um álcool açucarado natural que pode ter efeitos laxantes. Como o sorbitol é pouco absorvido, ele atrai água para o intestino e pode acelerar a função gastrointestinal, aumentando o teor de água nas fezes. Conseqüentemente, pode ajudar a aliviar a constipação.

Por último, as bananas contêm amido resistente – um tipo de carboidrato que “resiste” à digestão no intestino delgado (especialmente quando as bananas são verdes). Este amido também pode ajudar a promover o movimento.

Num estudo com animais de 2014, ratos constipados que foram alimentados com amido resistente extraído de bananas experimentaram um movimento mais rápido de material no intestino delgado e defecaram mais cedo do que o grupo de controle.

Embora os resultados dos estudos em animais não sejam necessariamente traduzidos diretamente para os humanos, o amido resistente, em geral, é conhecido por ajudar no tratamento e prevenção da constipação, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Um estudo de 2018 concluiu que consumir bananas verdes diariamente durante oito semanas ajudou a reduzir o esforço e a dor nas defecações em crianças com prisão de ventre.

Então, as bananas causam obstrução intestinal?

Considerando que a banana pode contribuir positivamente para o funcionamento intestinal, ela não poderia causar prisão de ventre, certo? Não necessariamente.

Embora não existam numerosos estudos investigando esta questão atualmente, um estudo de 2005 envolvendo mil indivíduos – alguns saudáveis, alguns com constipação crônica e outros com síndrome do intestino irritável com constipação – concluiu que as bananas foram o terceiro alimento mais comumente citado como causador de constipação.

Além disso, é possível que essa fruta contribua para a constipação se você consumir fibras em excesso. Consumir muita fibra pode ter efeitos colaterais negativos, incluindo prisão de ventre, inchaço, cólicas e, em casos raros, obstrução intestinal, segundo informações publicadas pela Duke University, nos Estados Unidos.

Por outro lado, as bananas verdes podem ajudar a aliviar a diarreia. Um estudo descobriu que uma dieta à base de arroz, incluindo bananas verdes cozidas durante sete dias, reduziu significativamente a produção de fezes em crianças com diarreia persistente.

Outro estudo também descobriu que adicionar bananas verdes às dietas encurtou o período de recuperação de crianças com diarreia aguda e prolongada.

Concluindo, com base em todas as pesquisas e estudos, as bananas têm maior probabilidade de facilitar os movimentos intestinais do que de causar prisão de ventre.

No entanto, isso depende de cada caso individual e pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, se você notar que a fruta ou qualquer outro alimento está afetando a saúde intestinal, é recomendável consultar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criança de 3 meses morre dentro de creche particular em Rolândia

Criança de 3 meses morre dentro de creche particular em Rolândia

Dicas para Fazer um Delicioso Frango Assado na Maionese

Dicas para Fazer um Delicioso Frango Assado na Maionese