in , , ,

Bolo Com Camada de Pêssego e Creme

Bolo Com Camada de Pêssego e Creme

Esta receita apresenta um bolo delicioso de pêssegos e creme, com uma textura incrivelmente úmida. É uma opção perfeita para encontros de verão!

INGREDIENTES

PARA O BOLO

– 2 barras (226g) de manteiga sem sal, levemente amolecida.

– 2 xícaras (400g) de açúcar.

– 3 ovos grandes.

– 1 xícara (242g) de creme de leite.

– ⅓ xícara (81g) de leite.

– 2 colheres de chá (8g) de extrato de baunilha.

– 3 xícaras (342g) de farinha para bolo (padrão no Reino Unido) – Caso não tenha farinha para bolo, veja a substituição abaixo.

– 3 colheres de chá de fermento em pó.

– ½ colher de chá (3g) de sal.

– 1 ½ xícara de pêssegos picados misturados com 1 colher de sopa de farinha – (geralmente usamos pêssegos enlatados, mas pêssegos frescos também funcionam). Pique-os em pedaços pequenos para evitar que afundem no fundo da forma.

– Se optar pelos pêssegos enlatados, adquira duas latas de 15 onças (425g) e reserve o suco para pincelar as camadas.

– Se preferir pêssegos frescos, você precisará de 6 a 8 pêssegos, dependendo do tamanho.

– Compota/geléia de pêssego.

PARA O RECHEIO DE PÊSSEGOS E CREME

– 1 caixa pequena de gelatina de baunilha instantânea de 3,4 onças (96g).

– 2 xícaras de creme de leite ou chantilly (não utilize uma cobertura batida como Cool Whip).

– 1 xícara de pêssegos picados (enlatados ou frescos).

PARA A COBERTURA DE QUEIJO CREME

– 2 palitos (226g) de manteiga sem sal, levemente amolecida.

– 2 pacotes (8 onças) de cream cheese (peso total de 452g). Recomenda-se usar cream cheese integral para evitar que a cobertura fique muito líquida.

– 2 colheres de chá (8g) de extrato de baunilha.

– ½ colher de chá (2g) de sal (opcional, pode ser substituído por sal de pipoca, que é mais fino e dissolve mais rápido).

– 6 a 6 ½ xícaras (690g a 747g) de açúcar de confeiteiro.

INSTRUÇÕES

Para o bolo

1. Pré-aqueça o forno a 350 graus e unte e enfarinhe três formas redondas de 20 x 5 cm. Três camadas resultarão em fatias um pouco mais curtas, mas com mais recheio.

2. Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

3. Em outra tigela grande ou copo medidor, misture o creme de leite, o leite e a baunilha. Reserve.

4. Em uma tigela grande da batedeira, bata a manteiga amolecida até obter uma textura homogênea. Gradualmente, adicione o açúcar e bata em velocidade média por 3 a 5 minutos, até que a mistura fique clara e fofa.

5. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até que o amarelo das gemas desapareça.

6. Alterne a adição da mistura de farinha e da mistura de creme de leite, começando e terminando com a mistura de farinha (adicionando 3 vezes ingredientes secos e 2 vezes ingredientes úmidos). Misture até que a massa esteja uniforme, evitando bater em alta velocidade ou excessivamente.

7. Misture os pêssegos picados em 1 colher de sopa de farinha e incorpore-os gentilmente na massa do bolo. A massa será bastante espessa. Divida-a entre as 3 formas, nivelando a superfície com as costas de uma colher.

8. Asse a 350 graus por 25 a 28 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo ou com apenas algumas migalhas. Deixe os bolos esfriarem por 5 a 10 minutos e, em seguida, desenforme-os.

9. Esta receita rende 7 xícaras de massa de bolo e também funciona bem para cupcakes.

*Nota: Substituição por farinha de bolo – Use farinha multiuso (padrão no Reino Unido) e, para cada xícara de farinha, retire 2 colheres de sopa e substitua por 2 colheres de sopa de amido de milho (farinha de milho). Como esta receita contém 3 xícaras de farinha, meça 3 xícaras de farinha de trigo, retire 6 colheres de sopa e substitua por 6 colheres de sopa de amido de milho. Misture bem.*

Instruções para o recheio

1. Em uma tigela média, combine a gelatina de baunilha instantânea e 2 xícaras de creme de leite. Utilize uma batedeira para obter uma mistura espessa e fofa. Em seguida, adicione 1 xícara de pêssegos picados.

2. Os bolos recheados com esse creme devem ser refrigerados.

Instruções para a cobertura de cream cheese

1. Corte a manteiga em rodelas e coloque na tigela da batedeira. Bata em velocidade baixa a média até que a manteiga fique macia e lisa.

2. Corte o cream cheese levemente amolecido em pedaços e adicione à manteiga, batendo em velocidade baixa a média até que esteja incorporado. Talvez seja necessário amolecer um pouco mais o cream cheese se estiver usando uma batedeira.

3. Adicione a baunilha e, gradualmente, acrescente o açúcar de confeiteiro,

 batendo em velocidade baixa até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Cubra a tigela com um pano de prato para evitar que o açúcar se espalhe.

4. Aumente a velocidade de mistura até que a cobertura fique cremosa. Evite bater em excesso para não deixá-la muito líquida. Se a cobertura ficar muito mole, coloque-a na geladeira por um curto período para que fique mais firme.

5. Essa cobertura é melhor utilizada quando está refrigerada. Você pode prepará-la com antecedência, armazenar na geladeira e, quando estiver pronta para usar, deixe-a amolecer um pouco e misture novamente. Não aqueça no micro-ondas para amolecer.

6. Essa quantidade de cobertura é suficiente para congelar um bolo de 3 camadas com 20 ou 23 cm de diâmetro.

Montagem do bolo

1. Coloque a primeira camada do bolo na base ou pedestal do bolo.

2. Pincele levemente a camada com o suco dos pêssegos em lata, utilizando apenas o suficiente para cobrir suavemente a parte superior.

3. Crie uma barreira de cobertura de cream cheese utilizando um saco de confeitar descartável com a ponta cortada, formando um círculo de glacê cerca de ½ polegada da borda.

4. Espalhe uma camada da compota de pêssegos (sobre a fina camada de suco de pêssego que você acabou de aplicar) dentro da barreira que você criou. Em seguida, adicione uma camada do recheio de pêssegos e creme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça Os Benefícios do Suco de Cenoura com Hortelã para a Saúde

Conheça Os Benefícios do Suco de Cenoura com Hortelã para a Saúde

Macarrão com Molho Branco Vegano: Delicioso

Macarrão com Molho Branco Vegano: Delicioso