in , ,

Bife na panela de pressão sem fritura: veja como é fácil

Bife na panela de pressão sem fritura: veja como é fácil

Você sabia que é possível fazer um bife suculento e macio na panela de pressão? Essa é uma ótima opção para quem quer economizar tempo e dinheiro, sem abrir mão do sabor.

O que é Bife na Panela de Pressão?

Bife na panela de pressão é uma receita que consiste em cozinhar pedaços de carne bovina em um molho saboroso, usando a pressão do vapor para acelerar o processo e deixar a carne mais macia.

É uma forma de aproveitar cortes mais baratos como o coxão duro, o patinho ou o acém, que ficam muito mais suculentos e tenros depois de cozidos na panela de pressão.

Como Fazer Bife na Panela de Pressão?

Para fazer bife na panela de pressão, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina em bifes (coxão duro, patinho ou acém)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara (chá) de vinagre
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 2 folhas de louro
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é muito simples:

Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça o óleo em uma panela de pressão e doure os bifes dos dois lados, em fogo alto, fazendo em partes se necessário. Reserve.

Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o vinagre e deixe evaporar um pouco. Junte a água, o extrato de tomate, o louro e o sal a gosto. Misture bem e deixe ferver.

Coloque os bifes reservados na panela, junto com o caldo que se formou. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, após pegar pressão.

Desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de abrir a panela. Transfira os bifes para uma travessa e regue com o molho. Polvilhe a salsinha picada por cima e sirva.

Quais são Outras Receitas com Bife?

Se você gostou da receita do bife na panela de pressão, que tal experimentar outras receitas com bife? Aqui estão algumas sugestões:

  • Bife à milanesa: um clássico da culinária italiana, que consiste em empanar os bifes com farinha de rosca e fritá-los em óleo quente. Você pode servir com molho de tomate, queijo derretido e batata frita.
  • Bife à cavalo: uma receita típica da culinária portuguesa, que consiste em servir os bifes com ovos fritos por cima. Você pode acompanhar com arroz, feijão e salada verde.
  • Bife à moda: uma receita simples e saborosa, que consiste em temperar os bifes com alho, sal, pimenta-do-reino e vinagre. Depois, é só fritá-los em uma frigideira com manteiga e cebola picada. Você pode servir com purê de batatas ou macarrão.

Quais são as Dúvidas Comuns sobre Bife na Panela de Pressão?

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer bife na panela de pressão? Aqui estão algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:

Posso usar outros tipos de carne na panela de pressão? Sim, você pode usar outros tipos de carne na panela de pressão, como frango, porco ou carneiro. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo e o tamanho dos pedaços de carne. Uma dica é verificar se a carne está macia e cozida por dentro antes de servir.

Posso usar outros temperos na panela de pressão? Sim, você pode usar outros temperos na panela de pressão, como orégano, tomilho, alecrim, páprica, curry ou mostarda. Você também pode adicionar outros ingredientes ao molho, como cenoura, batata, ervilha ou milho. Use a sua criatividade e o seu paladar para criar novas combinações.

Posso fazer bife na panela de pressão sem água? Não, você não pode fazer bife na panela de pressão sem água. A água é essencial para gerar o vapor que vai cozinhar a carne na pressão. Se você não colocar água na panela de pressão, a carne vai queimar e a panela pode explodir.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso bife na panela de pressão, uma receita simples e prática que vai deixar a sua carne suculenta e macia.

Agora é só colocar a mão na massa e surpreender a sua família e os seus convidados com esse prato saboroso.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simony posta foto após fim da quimioterapia

Simony posta foto após fim da quimioterapia: ‘Sem cílios, com lace ruiva e o coração agradecido’

Com esses segredos você vai fazer Arroz Soltinho e Delicioso

Com esses segredos você vai fazer Arroz Soltinho e Delicioso