in ,

Trombose: coisas que você faz que podem desencadear o problema

O surgimento de coágulos no sangue é muito perigoso, esses coágulos sanguíneos que se formam comprometem a circulação do sangue, e pode provocar sérios danos à saúde como embolia pulmonar e até levar a óbito, por isso os riscos e sintomas da trombose devem ser evitados.

 

O sistema circulatório do corpo humano precisa fluir livre dos coágulos sanguíneos, a fim de evitar doenças sérias ou até graves, conforme já citado, mas para evitar esse tipo de problema de saúde, que mais afeta mulheres do que homens, pode ser evitado adotando novo estilo de vida.

 

Um alerta para as mulheres  que que o sistema circulatório pode estar em alerta, ou seja; com chances de ter trombose, são os sintomas de inchaço que persiste, local com vermelhidão, calor (o local fica mais quente) e sensibilidade. Todos esses sintomas devem ser vistos como um alerta de trombose, por isso consulte um médico o mais rápido possível.

 

Em 2018, um estudo sobre trombose foi publicado no Journal of Thrombosis and Thrombolysis, apontando fatores de risco para o surgimento de coágulos no sangue. Um deles é ficar muitas horas sentado sem se levantar, em geral são pessoas que ficam horas assistindo TV ou trabalhando, conforme a atividade profissional que exerce.

 

Embora no trabalho possa precisar ficar sentado por várias horas, é necessário se movimentar sempre que possível para evitar a formação de coágulos no sangue, principalmente nas pernas.

 

A recomendação é para que a cada 60 minutos sentado, a pessoa se levante e ande, ainda que não se afaste do escritório, por ao menos 5 minutos de pé. Essa simples atitude pode salvar sua vida evitando trombose.

 

Outro fator de risco, no caso para as mulheres, são os contraceptivos com altas dosagens de estrogênio, pois as que possuem tendência podem ter formação de coágulos sanguíneos, por isso é muito importante conversar com um médico ginecologista para escolher o melhor método ou uma pílula mais segura.

 

Outra atenção é durante a gestação e o parto, quando for parto  cesárea. 

 

No geral, pessoas fumantes estão entre as mais propensas a ter surgimento de coágulos. 

 

Lembre-se de fazer os exames de rotina e consultar o médico para fazer atividade física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bebê nasce com quatro pernas e quatro braços e fiéis adoram acreditando que ele é um deus

Após 2 anos, mulher acorda do coma e acusa irmão de agressão