Tomar chimarrão faz as pessoas felizes; diz a ciência

A bebida feita de erva-mate, é consumida em muitos estados do Brasil em especial no sul do país onde o clima é mais frio, mas em estados com clima mais quente, muitos também consome como ‘Tereré”.

O mate esta na lista dos “alimentos da felicidade”, uma vez que são comprovadamente consumidos em momentos de descontração, confraternização e trazem relaxamento e prazer aos apreciadores.

É considerada bebida típica do Rio Grande do Sul, consumida pela maioria dos gaúchos.

Mas de que forma a erva-mate pode contribuir para que sejamos mais felizes? Porque ela, assim como outros alimentos saudáveis, ajuda na liberação da serotonina, hormônio conhecido por nos proporcionar bem-estar, prazer e felicidade.

Além disso, geralmente as pessoas consomem a bebida, em momentos que interagem com amigos ou familiares, despertando ainda mais os bons sentimentos e relaxamento.

Gabriela Fretes e Fidel Zenteno, especialista em nutrição, explica que nos não sabemos, mas que os alimentos que ingerimos são diretamente responsáveis por nossa disposição e até mesmo bom ou mau humor.


“Existem certos tipos de alimentos que possuem alguns nutrientes relacionados ao bom humor, como  antioxidantes e citocinas vegetais; outros que são encontrados em frutas e legumes”, ressalta Gabriela Fretes.

A erva-mate e o bom humor

“A erva-mate e o guaraná são estimulantes do sistema nervoso, mantêm a pessoa acordada. E são antioxidantes que ajudam a um bom estado de saúde. Antioxidantes eliminam uma substância que temos no corpo; quais são os radicais livres que envelhecem as pessoas, eliminando o estado de desânimo”, explica Fidel Zenteno.

Por essas razões devemos valorizar ainda mais os momentos de descontração e harmonia que passamos com familiares e amigos, e os alimentos que consumimos.

Vale lembrar que tudo deve ser consumido com equilíbrio, e que outros aspectos devem ser combinados, como atividade física regular, sono adequado e qualidade de vida.

O que achou da notícia? Toma muito chimarrão ou tereré? Comente abaixo e compartilhe com os amigos!


ATENÇÃO MÃE, QUAL SUA OPINIÃO?

escreva seu comentário abaixo👇