Saiba quanto tempo demora para uma cesárea cicatrizar por dentro

Quando o médico Informa a mamãe gestante que a melhor opção para ela é dar à luz é o parto de cesárea, dúvidas começam a surgir sobre o tempo de recuperação.

É natural esse tipo de preocupação uma vez que pouco se fala o tempo com certeza da cicatrização por cuidado em gerar muita expectativa. É preciso considerar que cada organismo funciona de um modo, ou melhor; cada mulher tem uma resposta na recuperação, pois depende das condições orgânicas, físicas e do histórico de saúde, mas em geral se pode entender que o tempo depende de muitas variantes.

Para fazer um parto cesárea é preciso que o médico obstetra faça um corte que atinja sete camadas da pele até o bebê. Dessas 7 camada, uma é da superfície. A superfície ao aquecer ver a olho nu que fica na pele e forma a cicatriz.

Nas mulheres que foram submetidas a muitas cirurgias, principalmente cesárea, o médico pode optar em fazer apenas a sutura superficial, ou seja, ele tenta reduzir nesse caso as possibilidades dos riscos da mulher ter infecção, ou com poucos pontos internos, sempre buscando o melhor para a recuperação.

Os pontos para sutura das camadas na incisão feita para retirada do bebê na barriga é feito com nylon especial desenvolvido para procedimento cirúrgico, não sendo necessário remover, pois o organismo absorve completamente.

Em média a cicatrização leva de uma semana a 15 dias, mas é preciso ter, atenção. No caso da incisão interna o tempo de cicatrização das 7 camadas é bem maior  que na parte externa. Durante esse processo ocorre o que se chama de fibrose, ou seja, pode ocorrer um pequeno inchaço  pouco acima da cicatriz, isso acontece quando a mulher foi submetida a várias cesáreas anteriores.

O período de alta ocorre geralmente após 3 dias da cirurgia de cesárea tanto a mãe quanto o bebê são liberados, caso não tenha nenhum comprometimento de saúde que possa colocar em risco a vida do bebê e da mãe.

Em casa é muito importante que a mãe repouse, não pegue peso, evite alimentos que produzam gases e quando possível é recomendado caminhar um pouco pela casa de maneira leve e sempre lembrando que mesmo com a boa cicatrização externa a interna pode levar até 6 meses.

Se durante esse período a mulher observar no local da cesárea secreção ou inchaço, pode ser até no tipo cólica, vermelhidão e perceber que a temperatura da região está mais alta, deve procurar o seu médico, pois pode estar havendo algum problema do qual precise de uma intervenção ou apenas de um medicamento, mas nunca pode deixar passar acreditando que trata-se de uma coisa normal.


ATENÇÃO MÃE, QUAL SUA OPINIÃO?

escreva seu comentário abaixo👇