in , ,

Saiba como Fazer um Delicioso Biscoito de Polvilho Assado

Saiba como Fazer um Delicioso Biscoito de Polvilho Assado

Que tal experimentar preparar biscoito de polvilho assado? Essa é uma receita típica brasileira, que pode ser encontrada em padarias, supermercados e até mesmo em feiras livres.

O biscoito de polvilho assado é crocante, leve e saboroso, e pode ser consumido a qualquer hora do dia, como lanche, acompanhamento ou sobremesa. Além disso, é uma opção saudável e sem glúten, ideal para quem tem restrições alimentares ou quer seguir uma dieta equilibrada.

Mas você sabia que é possível fazer biscoito de polvilho assado em casa, de forma simples e rápida? Neste artigo, vamos te ensinar como preparar essa delícia, com dicas práticas e truques infalíveis. Confira!

O que é biscoito de polvilho assado?

O biscoito de polvilho assado é um tipo de pão de queijo, feito com polvilho azedo ou doce, queijo ralado, ovos, leite, óleo e sal. A massa é modelada em formato de rosquinhas ou palitos, e levada ao forno até ficar dourada e crocante. O resultado é um biscoito leve, aerado e que derrete na boca.

O polvilho é um produto derivado da mandioca, também conhecido como fécula ou goma. Ele pode ser encontrado em duas versões: azedo ou doce. O polvilho azedo passa por um processo de fermentação natural, que lhe confere um sabor mais ácido e uma textura mais elástica. Já o polvilho doce não sofre fermentação, e tem um sabor mais neutro e uma textura mais fina.

Você pode usar qualquer tipo de polvilho para fazer o biscoito de polvilho assado, mas o mais recomendado é o azedo, pois ele dá mais leveza e crocância ao biscoito. O polvilho doce pode deixar o biscoito mais pesado e duro.

Como fazer biscoito de polvilho assado?

Fazer biscoito de polvilho assado é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos, que provavelmente já tem na sua cozinha, e de um forno pré-aquecido. Veja o passo a passo:

  • Em uma panela, aqueça 1 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de óleo e 1 colher (chá) de sal até ferver.
  • Em uma tigela grande, coloque 500 g de polvilho azedo e despeje a mistura fervente sobre ele. Mexa bem com uma colher de pau até formar uma farofa úmida.
  • Deixe esfriar um pouco e acrescente 2 ovos inteiros e 100 g de queijo parmesão ralado. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea e macia.
  • Modele a massa em formato de rosquinhas ou palitos, do tamanho que preferir. Coloque-os em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel manteiga.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados e crocantes.
  • Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até 3 dias.

Quais são outras receitas com polvilho?

O polvilho é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado para fazer diversas receitas deliciosas. Veja algumas sugestões:

Pão de queijo: é a receita mais famosa com polvilho, que consiste em bolinhas de massa feitas com polvilho azedo ou doce, queijo, ovos, leite e óleo, assadas até ficarem douradas e macias.

Chipa: é uma receita típica do Paraguai, que lembra o pão de queijo, mas tem um formato de ferradura. A massa é feita com polvilho doce, queijo, ovos, leite, manteiga e sal, e assada até ficar crocante por fora e macia por dentro.

Sequilho: é uma receita de origem portuguesa, que consiste em biscoitos doces e delicados, feitos com polvilho doce, açúcar, manteiga e ovos. Eles são modelados em formato de rosquinhas ou bolinhas, e assados até ficarem levemente dourados.

Cuscuz de tapioca: é uma receita típica do nordeste brasileiro, que consiste em um pudim gelado feito com tapioca granulada (que é um tipo de polvilho doce), leite de coco, leite condensado e coco ralado. Ele é cozido em banho-maria e depois levado à geladeira até ficar firme.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso biscoito de polvilho assado, uma receita típica brasileira que é fácil e rápida de preparar. Você também conheceu a origem do biscoito, outras receitas com polvilho e as dúvidas comuns sobre o tema.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer o seu próprio biscoito de polvilho assado em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita de Bolo de Pão de Queijo no Liquidificador

Receita de Bolo de Pão de Queijo no Liquidificador

Ator de Harry Potter e namorada são assaltados no Rio de Janeiro

Ator de Harry Potter e namorada são assaltados no Rio de Janeiro