in , ,

Receita de Bolo de Pão de Queijo no Liquidificador

Receita de Bolo de Pão de Queijo no Liquidificador

Você já ouviu falar do bolo de pão de queijo? É uma receita típica da culinária mineira, que combina a textura macia e elástica do pão de queijo com a praticidade e a versatilidade do bolo.

E o melhor de tudo: você pode fazer essa delícia no liquidificador, sem sujar muita louça e sem perder tempo.

Quer saber como? Então confira as nossas dicas para fazer um bolo de pão de queijo no liquidificador perfeito!

O que é o bolo de pão de queijo?

O bolo de pão de queijo é uma variação do tradicional pão de queijo, um quitute originário do estado de Minas Gerais, feito com polvilho, queijo e ovos.

O bolo de pão de queijo leva os mesmos ingredientes, mas em proporções diferentes, e é assado em uma forma de bolo, resultando em um produto mais alto e fofo, mas ainda assim com a casquinha crocante e o sabor marcante do queijo.

O bolo de pão de queijo é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para servir como acompanhamento em uma refeição.

Ele pode ser consumido puro ou com manteiga, geleia, requeijão ou o que mais você preferir. Além disso, ele é muito fácil de fazer, pois basta bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao forno. Em poucos minutos, você terá um bolo de pão de queijo quentinho e saboroso!

Veja como fazer bolo de pão de queijo no liquidificador

Para fazer um bolo de pão de queijo no liquidificador, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

O modo de preparo é muito simples:

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda com furo no meio com manteiga e farinha.

No liquidificador, bata os ovos, o leite e o óleo até ficar homogêneo. Adicione o polvilho azedo e o sal e bata novamente até obter uma massa lisa e cremosa.

Acrescente o queijo parmesão ralado e o fermento em pó e misture delicadamente com uma espátula ou colher. Despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Espere amornar um pouco e desenforme o bolo. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até 3 dias.

Qual é a origem do bolo de pão de queijo?

Não se sabe ao certo quando e como surgiu o bolo de pão de queijo, mas há algumas hipóteses sobre a sua origem.

Uma delas é que ele seria uma adaptação do pão de queijo tradicional, feito com polvilho escaldado e modelado à mão, para uma versão mais rápida e prática, feita com polvilho cru e batido no liquidificador.

Outra possibilidade é que ele seja uma influência da culinária portuguesa, já que existe um doce típico chamado “bolo podre”, feito com farinha de trigo, ovos, açúcar e queijo.

O bolo podre teria sido trazido pelos colonizadores para o Brasil e modificado pelos escravos, que substituíram a farinha de trigo pelo polvilho, ingrediente abundante nas fazendas mineiras.

Seja qual for a sua origem, o fato é que o bolo de pão de queijo se tornou uma receita muito popular em todo o país, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde é encontrado em padarias, cafeterias e supermercados. Ele também ganhou diversas variações, com diferentes tipos de queijo, recheios e coberturas.

Quais são outras receitas com polvilho azedo?

O polvilho azedo é um tipo de amido extraído da mandioca, que passa por um processo de fermentação natural antes de ser seco e moído.

Ele é muito usado na culinária brasileira, principalmente na região de Minas Gerais, onde é o ingrediente principal do pão de queijo e do biscoito de polvilho.

Além do bolo de pão de queijo, existem outras receitas deliciosas que você pode fazer com polvilho azedo, como:

  • Chipa: é um pãozinho de queijo típico do Paraguai, que leva polvilho azedo, queijo meia cura, ovos, leite e manteiga. Ele tem um formato de ferradura e uma textura mais firme e seca que o pão de queijo brasileiro.
  • Rosca de polvilho: é uma rosca frita feita com polvilho azedo, água, óleo, sal e ovos. Ela fica crocante por fora e macia por dentro, e pode ser salgada ou doce, dependendo do seu gosto.
  • Cuscuz de tapioca: é uma sobremesa cremosa feita com polvilho azedo hidratado com leite de coco e açúcar. Ela é servida gelada e coberta com coco ralado e leite condensado.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o bolo de pão de queijo?

O bolo de pão de queijo é uma receita muito simples e fácil de fazer, mas algumas pessoas podem ter algumas dúvidas sobre o seu preparo ou o seu resultado. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o bolo de pão de queijo e as suas respostas:

Posso usar outro tipo de polvilho? Não. O polvilho azedo é o único que confere a textura elástica e aerada ao bolo de pão de queijo. O polvilho doce não tem o mesmo efeito e pode deixar o bolo duro e pesado.

Posso usar outro tipo de queijo? Sim. Você pode usar o queijo da sua preferência, desde que seja um queijo firme e ralável, como muçarela, provolone, prato ou meia cura. Evite usar queijos muito moles ou cremosos, como ricota, cottage ou cream cheese, pois eles podem alterar a consistência da massa.

Posso adicionar outros ingredientes ao bolo de pão de queijo? Sim. Você pode incrementar o seu bolo de pão de queijo com outros ingredientes, como ervas, bacon, linguiça, presunto, frango desfiado, milho, azeitona ou o que mais você gostar. Basta misturá-los à massa depois de adicionar o fermento em pó.

Por que o meu bolo de pão de queijo murchou depois de sair do forno? Isso pode acontecer por alguns motivos: a forma estava muito grande ou muito pequena para a quantidade de massa; o forno estava muito quente ou muito frio; o bolo foi aberto antes de estar completamente assado; ou o bolo foi retirado do forno abruptamente.

Para evitar que o seu bolo murcha, siga as medidas corretas da receita; preaqueça o forno na temperatura indicada; faça o teste do palito para verificar se o bolo está pronto; e deixe o bolo esfriar dentro do forno desligado por alguns minutos antes de desenformar.

Conclusão

O bolo de pão de queijo no liquidificador é uma receita deliciosa, prática e versátil, que agrada a todos os paladares.

Ele é feito com ingredientes simples e baratos, mas tem um sabor incrível e uma textura única. Você pode fazer esse bolo para qualquer ocasião, seja para o café da manhã, para o lanche da tarde ou para servir aos seus convidados.

Experimente essa receita e surpreenda-se com o resultado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Dicas para Fazer uma Deliciosa Farofa de Banana

6 Dicas para Fazer uma Deliciosa Farofa de Banana

Saiba como Fazer um Delicioso Biscoito de Polvilho Assado

Saiba como Fazer um Delicioso Biscoito de Polvilho Assado