in , ,

Saiba como deixar a coxinha da asa de frango assada crocante

Saiba como deixar a coxinha da asa de frango assada crocante

Você já experimentou coxinha da asa de frango assada crocante? Essa é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Além de ser uma ótima opção para o almoço ou jantar, também pode ser servida como petisco ou entrada em festas e reuniões.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, quais são os seus benefícios, a sua origem e algumas variações para incrementar o seu cardápio. Confira!

O que é coxinha da asa de frango assada crocante?

A coxinha da asa de frango assada crocante é uma parte do frango que fica entre a asa e o peito. Ela é chamada assim porque tem um formato parecido com uma coxinha, um salgado típico brasileiro. Essa parte do frango é muito saborosa e suculenta, e fica ainda mais gostosa quando assada no forno com temperos e ingredientes que deixam a sua casquinha crocante e dourada.

Saiba como deixar a coxinha da asa de frango assada crocante

Como fazer coxinha da asa de frango assada crocante?

Para fazer coxinha da asa de frango assada crocante, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de coxinha da asa de frango
  • 4 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é simples:

  1. Em uma tigela, tempere as coxinhas da asa de frango com o alho, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
  2. Em outra tigela, misture a mostarda, o mel e o azeite. Reserve.
  3. Em um prato, misture a farinha de rosca e o queijo parmesão. Reserve.
  4. Preaqueça o forno a 200°C e unte uma assadeira com um pouco de óleo ou azeite.
  5. Retire as coxinhas da asa de frango da marinada e seque-as com papel toalha.
  6. Passe cada coxinha na mistura de mostarda e mel e depois na mistura de farinha de rosca e queijo parmesão, pressionando bem para aderir.
  7. Coloque as coxinhas na assadeira, deixando um espaço entre elas.
  8. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que estejam douradas e crocantes, virando na metade do tempo para assar por igual.
  9. Retire do forno e salpique salsinha picada por cima.
  10. Sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.

Qual é a origem da coxinha da asa de frango assada crocante?

A origem da coxinha da asa de frango assada crocante é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ela surgiu. Uma delas é que ela foi criada nos Estados Unidos, onde é conhecida como chicken wing ou buffalo wing, e que foi popularizada por um restaurante chamado Anchor Bar, em Buffalo, Nova York, em 1964. Segundo essa versão, o dono do restaurante recebeu um pedido errado de asas de frango em vez de pescoços e decidiu fritá-las e cobri-las com um molho picante feito com manteiga e molho de pimenta.

Outra hipótese é que ela foi inventada no Brasil, inspirada na coxinha, um salgado feito com massa de farinha de trigo e recheado com frango desfiado. Nesse caso, a coxinha da asa de frango assada crocante seria uma adaptação da coxinha tradicional, usando a parte do frango que lembra o seu formato e assando-a no forno com uma cobertura crocante.

Independentemente da sua origem, a coxinha da asa de frango assada crocante é uma receita que conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo, e que pode ser encontrada em diversos restaurantes, bares e lanchonetes, com diferentes sabores e acompanhamentos.

Quais são as outras receitas que usam coxinha da asa de frango?

Se você gostou da coxinha da asa de frango assada crocante, saiba que existem outras receitas que usam essa parte do frango e que também são deliciosas. Veja algumas sugestões:

  • Coxinha da asa de frango ao molho barbecue: nessa receita, as coxinhas da asa de frango são assadas no forno e depois pinceladas com um molho barbecue caseiro ou pronto, que dá um sabor defumado e adocicado à carne. Você pode servir com batatas fritas ou assadas, salada verde ou coleslaw (salada de repolho com maionese).
  • Coxinha da asa de frango à milanesa: nessa receita, as coxinhas da asa de frango são empanadas com farinha de trigo, ovos e farinha de rosca, e depois fritas em óleo quente até ficarem douradas e crocantes. Você pode servir com arroz, feijão, salada ou molho de tomate.
  • Coxinha da asa de frango ao curry: nessa receita, as coxinhas da asa de frango são cozidas em uma panela com cebola, alho, gengibre, curry em pó, leite de coco, caldo de frango e coentro. Você pode servir com arroz branco ou basmati, pão naan (pão indiano) ou chutney (molho agridoce).

Quais são as dúvidas comuns sobre coxinha da asa de frango assada crocante?

Você pode ter algumas dúvidas sobre como fazer coxinha da asa de frango assada crocante. Aqui estão algumas das mais frequentes e suas respostas:

  • Posso usar outra parte do frango? Sim, você pode usar outras partes do frango, como o peito, a sobrecoxa ou a coxa. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e a espessura das peças.
  • Posso congelar as coxinhas da asa de frango assadas? Sim, você pode congelar as coxinhas da asa de frango assadas por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas ou no micro-ondas por alguns minutos. Para aquecer, leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até que estejam quentes e crocantes novamente.
  • Posso fazer essa receita na airfryer? Sim, você pode fazer essa receita na airfryer (fritadeira elétrica sem óleo). Basta seguir os mesmos passos da receita original, mas colocando as coxinhas da asa de frango na cesta da airfryer e ajustando a temperatura para 200°C e o tempo para 25 minutos, virando na metade do tempo.

Conclusão

A coxinha da asa de frango assada crocante é uma receita fácil, rápida e saborosa que você pode fazer em casa para surpreender a sua família e os seus amigos.

Ela é feita com uma parte do frango que é muito suculenta e que fica ainda mais gostosa quando assada no forno com uma cobertura crocante feita com mostarda, mel, farinha de rosca e queijo parmesão.

Você pode servir essa receita como prato principal ou como petisco, acompanhada de molhos variados e saladas. Além disso, você pode experimentar outras receitas que usam a mesma parte do frango, como a coxinha da asa de frango ao molho barbecue, à milanesa ou ao curry.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lasanha de Abobrinha: Receita Simples e Deliciosa

Lasanha de Abobrinha: Receita Simples e Deliciosa

5 Dicas de Como Tirar o Gosto Amargo do Jiló

5 Dicas de Como Tirar o Gosto Amargo do Jiló