in , ,

Receita e Dicas para Fazer um Delicioso Creme de Frango para Sanduíche

Receita e Dicas para Fazer um Delicioso Creme de Frango para Sanduíche

Você já experimentou um sanduíche de creme de frango? É uma receita simples, rápida e saborosa que pode ser feita com ingredientes que você provavelmente tem em casa. O creme de frango é uma mistura cremosa de frango desfiado, maionese, creme de leite e temperos que pode ser usada para rechear pães, torradas, biscoitos ou salgadinhos.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um creme de frango para sanduíche perfeito, além de contar a origem dessa delícia e dar algumas sugestões de outras receitas com frango. Ficou com água na boca? Então continue lendo!

O que é Creme de Frango para Sanduíche?

O creme de frango para sanduíche é uma receita típica da culinária brasileira, que surgiu como uma forma de aproveitar as sobras de frango cozido ou assado. O frango é desfiado e misturado com maionese, creme de leite e temperos como cebola, alho, salsinha, sal e pimenta. O resultado é um creme suave, úmido e saboroso que pode ser usado para rechear diversos tipos de pães, desde o pão francês até o pão de forma.

O creme de frango para sanduíche é uma ótima opção para o lanche da tarde, para levar na marmita ou para servir em festas e reuniões. Além de ser fácil de fazer, ele é versátil e pode ser combinado com outros ingredientes como queijo, presunto, alface, tomate, cenoura, milho, ervilha ou azeitona. Você também pode variar os temperos e acrescentar mostarda, ketchup, curry, páprica ou molho inglês ao seu creme.

Receita e Dicas para Fazer um Delicioso Creme de Frango para Sanduíche

Como Fazer Creme de Frango para Sanduíche?

Para fazer um creme de frango para sanduíche delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de frango cozido e desfiado
  • 1/2 xícara de chá de maionese
  • 1/2 xícara de chá de creme de leite
  • 1/4 de xícara de chá de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é muito simples:

  • Em uma tigela, misture o frango desfiado com a maionese e o creme de leite até formar um creme homogêneo.
  • Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um fio de óleo até ficarem macios.
  • Junte o refogado ao creme de frango e misture bem.
  • Tempere com sal, pimenta e salsinha a gosto.
  • Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar.
  • Recheie os pães de sua preferência com o creme de frango e sirva.

A História do Creme de Frango para Sanduíche

Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o creme de frango para sanduíche, mas há algumas hipóteses sobre a sua origem. Uma delas é que ele foi criado por donas de casa brasileiras que queriam aproveitar as sobras de frango do almoço ou do jantar. Outra é que ele foi inspirado pelo chicken salad sandwich, um sanduíche americano feito com frango cozido ou assado, maionese, aipo e nozes.

O que se sabe é que o creme de frango para sanduíche se popularizou no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, quando a maionese começou a ser produzida industrialmente e vendida em potes. A maionese era considerada um produto sofisticado e era usada para incrementar as receitas caseiras. O creme de frango para sanduíche era um dos pratos preferidos das famílias brasileiras, que o serviam em ocasiões especiais como aniversários, casamentos e batizados.

Mais 3 Receitas com Frango

Se você gostou do creme de frango para sanduíche, que tal experimentar outras receitas com frango? Aqui estão algumas sugestões:

  • Torta de frango: uma massa leve e crocante recheada com frango desfiado, milho, ervilha, azeitona e requeijão. Uma ótima opção para o almoço ou jantar.
  • Salpicão de frango: uma salada colorida e refrescante feita com frango desfiado, cenoura, maçã, uva passa, maionese e creme de leite. Perfeita para acompanhar o churrasco ou o arroz com feijão.
  • Frango xadrez: um prato de origem chinesa que leva frango em cubos, pimentão, cebola, amendoim e molho shoyu. Uma delícia para servir com arroz branco ou macarrão.

Dúvidas Comuns sobre o Creme de Frango para Sanduíche

Você ainda tem alguma dúvida sobre o creme de frango para sanduíche? Veja se alguma dessas perguntas te ajuda:

  • Posso usar outro tipo de carne no lugar do frango? Sim, você pode usar carne bovina, suína ou de peixe no lugar do frango. Basta cozinhar e desfiar a carne da mesma forma que o frango e seguir o restante da receita.
  • Posso congelar o creme de frango para sanduíche? Sim, você pode congelar o creme de frango para sanduíche por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, basta deixar na geladeira por algumas horas e mexer bem antes de usar.
  • Posso fazer o creme de frango para sanduíche sem maionese? Sim, você pode fazer o creme de frango para sanduíche sem maionese. Você pode substituir a maionese por iogurte natural, requeijão, cream cheese ou ricota. O sabor e a textura podem mudar um pouco, mas ainda ficará uma delícia.

Conclusão

O creme de frango para sanduíche é uma receita fácil, rápida e saborosa que pode ser feita com ingredientes simples e que você provavelmente tem em casa. Ele é ótimo para o lanche da tarde, para levar na marmita ou para servir em festas e reuniões.

Você pode variar os temperos e os acompanhamentos do seu creme de frango e criar novas combinações. Além disso, você pode aproveitar as sobras de frango cozido ou assado para fazer essa receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Receitas de Pastelão para Surpreender a Família

4 Receitas de Pastelão para Surpreender a Família

Delicioso Fricassé de Frango

Delicioso Fricassé de Frango