in , ,

4 Receitas de Pastelão para Surpreender a Família

4 Receitas de Pastelão para Surpreender a Família

Pastelão é uma delícia típica da culinária brasileira, que consiste em uma massa recheada com carne, queijo, frango, palmito ou outros ingredientes, e frita ou assada. O pastelão é uma ótima opção para servir em festas, reuniões ou até mesmo no dia a dia, pois é fácil de fazer e agrada a todos os paladares. Neste artigo, você vai aprender como fazer pastelão e conhecer algumas variações dessa receita.

O que é Pastelão e motivos para fazer?

O pastelão é uma espécie de torta salgada, feita com uma massa fina e crocante, que pode ser recheada com diversos tipos de ingredientes. O nome pastelão vem do fato de que ele se parece com um pastel gigante, mas também pode ser chamado de empadão ou torta de massa podre. O pastelão é uma receita muito versátil, pois você pode usar o recheio que preferir, desde carne moída, frango desfiado, queijo e presunto, até legumes, cogumelos, camarão ou bacalhau. Além disso, o pastelão pode ser frito ou assado, dependendo do seu gosto e da sua dieta. Pastelão é uma ótima forma de aproveitar as sobras da geladeira e fazer um prato saboroso e nutritivo.

Como Fazer Pastelão: Receita Básica

Para fazer um pastelão simples e delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 g de margarina
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 gema para pincelar
  • Recheio de sua preferência

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela, misture a farinha, a margarina, o ovo e o sal, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou de água.
  2. Divida a massa em duas partes iguais e abra cada uma com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada.
  3. Forre uma forma redonda ou retangular com uma das partes da massa, deixando uma borda para fechar o pastelão depois.
  4. Coloque o recheio de sua escolha sobre a massa, espalhando bem.
  5. Cubra o recheio com a outra parte da massa e feche as bordas, apertando com os dedos ou com um garfo.
  6. Pincele a superfície do pastelão com a gema batida e faça alguns furos com um garfo ou uma faca para sair o vapor.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar.
  8. Retire do forno e sirva quente ou frio.

A Origem do Pastelão

O pastelão é uma receita que tem origem na culinária portuguesa, mas que foi adaptada ao longo do tempo pelos brasileiros. Segundo alguns historiadores, o pastelão surgiu no século XVIII, quando os portugueses trouxeram para o Brasil a receita da empada, que era feita com uma massa folhada e recheada com carne de porco ou galinha. Os brasileiros então começaram a modificar a receita, usando uma massa mais simples e variando os recheios com os ingredientes locais. Assim, surgiram os pastéis de forno e os pastéis fritos, que deram origem ao pastelão.

Mais 3 Receitas de Pastelão com o Mesmo Ingrediente Principal

Se você gostou da receita básica de pastelão, pode experimentar outras variações usando o mesmo ingrediente principal: a massa. Aqui estão algumas sugestões:

  • Pastelão de Carne Seca: Para fazer esse pastelão, você vai precisar refogar 500 g de carne seca dessalgada e desfiada com cebola, alho, cheiro-verde, sal e pimenta. Depois, é só usar esse recheio na receita básica de pastelão e assar.
  • Pastelão de Palmito: Para fazer esse pastelão, você vai precisar cozinhar 500 g de palmito picado em água e sal. Em uma panela, refogue cebola, alho, tomate, sal, pimenta e farinha de trigo. Junte o palmito escorrido e um pouco da água do cozimento, mexendo até engrossar. Depois, é só usar esse recheio na receita básica de pastelão e assar.
  • Pastelão de Chocolate: Para fazer esse pastelão, você vai precisar derreter 300 g de chocolate meio amargo em banho-maria. Em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, 3 gemas e 1 colher (sopa) de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Depois, é só usar essa mistura como recheio na receita básica de pastelão e assar.

Dúvidas Comuns sobre Pastelão

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer pastelão? Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o tema:

  • Posso congelar o pastelão? Sim, você pode congelar o pastelão já assado ou cru, embrulhado em papel-alumínio ou em um recipiente fechado. Para descongelar, basta levar ao forno ou ao micro-ondas.
  • Posso fritar o pastelão? Sim, você pode fritar o pastelão em óleo quente, mas nesse caso é recomendável usar uma massa mais fina e um recheio mais seco, para evitar que o pastelão estoure ou vaze.
  • Posso usar massa folhada ou de pastel para fazer pastelão? Sim, você pode usar essas massas prontas para fazer pastelão, mas o resultado será diferente da receita original. A massa folhada ficará mais leve e aerada, enquanto a massa de pastel ficará mais crocante e quebradiça.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer pastelão, uma receita típica da culinária brasileira que consiste em uma massa recheada com carne, queijo, frango, palmito ou outros ingredientes, e frita ou assada. Você também conheceu algumas variações dessa receita e tirou algumas dúvidas comuns sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Fazer Delicioso Donuts Americano

Como Fazer Delicioso Donuts Americano

Receita e Dicas para Fazer um Delicioso Creme de Frango para Sanduíche

Receita e Dicas para Fazer um Delicioso Creme de Frango para Sanduíche