in , ,

Receita de Suflê de Inhame

Receita de Suflê de Inhame

O suflê de inhame é uma receita simples, saudável e saborosa que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. Inhame é um tubérculo rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regular o intestino e prevenir doenças. O suflê é uma preparação culinária que consiste em uma massa leve e aerada, feita com ovos, leite e farinha, que cresce no forno e fica com uma textura macia e cremosa.

O que é um Suflê de Inhame?

O suflê de inhame é uma receita que combina o inhame cozido e amassado com uma massa básica de suflê, feita com ovos, leite, farinha, manteiga e queijo. A massa é colocada em uma forma untada e levada ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, até crescer e dourar. O resultado é um prato leve, fofinho e saboroso, que pode ser servido quente ou frio.

Como Fazer um Suflê de Inhame?

Para fazer um suflê de inhame, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de inhame descascado e cortado em cubos
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Cozinhe o inhame em uma panela com água e sal até ficar macio. Escorra e amasse com um garfo ou espremedor.
  2. Separe as claras das gemas dos ovos. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.
  3. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Mexa bem até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Cozinhe em fogo baixo até engrossar.
  4. Desligue o fogo e misture as gemas e metade do queijo parmesão. Reserve.
  5. Em uma tigela grande, misture o inhame amassado com o creme de ovos. Incorpore delicadamente as claras em neve.
  6. Transfira a massa para uma forma refratária untada com manteiga. Polvilhe o restante do queijo parmesão por cima.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até crescer e dourar.

Qual é a Origem do Suflê de Inhame?

O suflê é uma receita de origem francesa, que significa “soprado” ou “inchado” em português. O primeiro registro do termo data do século XVII, mas acredita-se que a receita seja mais antiga. O suflê pode ser feito com diversos ingredientes, como queijo, chocolate, frutas, legumes e carnes.

O inhame é um tubérculo originário da África, que foi trazido para o Brasil pelos escravos. O inhame é muito consumido na culinária brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O suflê de inhame é uma receita típica da cozinha brasileira, que aproveita os benefícios nutricionais do ingrediente.

Quais São Outras Receitas com Inhame?

O inhame é um ingrediente versátil, que pode ser usado em diversas receitas, doces ou salgadas. Aqui estão algumas sugestões de receitas com inhame:

  • Purê de inhame: cozinhe o inhame em água e sal até ficar macio. Escorra e amasse com um garfo ou espremedor. Em uma panela, aqueça leite, manteiga, sal e noz-moscada. Misture com o inhame amassado até ficar cremoso. Sirva como acompanhamento de carnes, aves ou peixes.
  • Bolo de inhame: descasque e rale o inhame. Em uma tigela, misture o inhame ralado com açúcar, ovos, óleo, farinha de trigo, fermento em pó e canela em pó. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até assar e dourar. Desenforme e polvilhe açúcar e canela por cima.

Quais São as Dúvidas Comuns sobre o Suflê de Inhame?

Algumas dúvidas comuns sobre o suflê de inhame são:

  • Como fazer o suflê crescer? O segredo para fazer o suflê crescer é bater bem as claras em neve, até formar picos firmes. As claras em neve incorporam ar na massa, fazendo com que ela fique leve e aerada. Além disso, é importante não abrir o forno antes do tempo indicado na receita, pois isso pode fazer com que o suflê murche.
  • Como evitar que o suflê fique seco? Para evitar que o suflê fique seco, é preciso cuidar da consistência da massa. A massa deve ficar cremosa e úmida, mas não líquida demais. Se a massa ficar muito seca, o suflê pode ficar duro e ressecado. Se a massa ficar muito líquida, o suflê pode não crescer e ficar aguado.
  • Como variar o sabor do suflê de inhame? O suflê de inhame pode ser variado com diferentes ingredientes, como queijos, ervas, legumes, carnes e temperos. Por exemplo, você pode adicionar queijo minas ou mussarela ao creme de ovos, ou substituir o queijo parmesão por queijo gorgonzola ou provolone. Você também pode acrescentar espinafre cozido e picado, cenoura ralada, milho verde ou ervilha à massa de inhame. Outra opção é misturar frango desfiado, carne moída refogada ou presunto picado ao suflê. Para dar mais sabor ao suflê, você pode usar orégano, manjericão, tomilho ou alecrim como temperos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Segredos para Preparar uma Costela com Mandioca de Dar Água na Boca

4 Segredos para Preparar uma Costela com Mandioca de Dar Água na Boca

5 Passos para Fazer um Pimentão Recheado Perfeito

5 Passos para Fazer um Pimentão Recheado Perfeito