in , ,

Receita de molho de tomate tradicional

Receita de molho de tomate tradicional

O molho de tomate é um dos ingredientes mais versáteis e saborosos da culinária. Ele pode ser usado para acompanhar massas, carnes, pizzas, sanduíches e muito mais. Mas você sabe como fazer um molho de tomate tradicional, caseiro e saudável? Neste artigo, vamos te ensinar 5 dicas para preparar um molho de tomate delicioso, que vai deixar os seus pratos ainda mais gostosos.

O que é o molho de tomate tradicional?

O molho de tomate tradicional é uma receita simples, que leva basicamente tomates frescos, cebola, alho, sal, pimenta e azeite. Ele é cozido em fogo baixo até ficar bem encorpado e aromático. O molho de tomate tradicional é diferente do molho de tomate industrializado, que contém conservantes, corantes, açúcar e outros aditivos químicos. O molho de tomate caseiro é mais natural, nutritivo e saboroso.

Receita de molho de tomate tradicional

Como fazer o molho de tomate tradicional?

Para fazer o molho de tomate tradicional, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de tomates maduros
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Folhas de manjericão fresco (opcional)

O modo de preparo é simples:

  1. Lave bem os tomates e corte-os em pedaços pequenos.
  2. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  3. Adicione os tomates picados, o sal e a pimenta e misture bem.
  4. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando.
  5. Se quiser, acrescente folhas de manjericão fresco no final do cozimento para dar um toque especial.
  6. Pronto! Você pode usar o seu molho de tomate tradicional como preferir ou guardá-lo na geladeira por até 3 dias.

Qual é a origem do molho de tomate tradicional?

O molho de tomate tradicional tem origem na Itália, onde é chamado de “sugo di pomodoro”. Ele surgiu no século XVIII, depois que os europeus conheceram o tomate, que era nativo da América do Sul. Os italianos foram os primeiros a incorporar o tomate na sua culinária, criando receitas deliciosas como o molho de tomate. O molho de tomate se tornou um símbolo da gastronomia italiana e se espalhou pelo mundo inteiro.

Quais são outras receitas que usam o molho de tomate tradicional?

O molho de tomate tradicional pode ser usado para fazer diversas receitas deliciosas, como:

  • Macarronada: cozinhe a massa de sua preferência em água fervente com sal e escorra. Em uma travessa, coloque a massa cozida e cubra com o molho de tomate tradicional. Se quiser, polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.
  • Lasanha: em uma forma refratária, monte camadas alternadas de massa para lasanha (pré-cozida ou não), molho de tomate tradicional, queijo mussarela e presunto. Repita as camadas até terminar os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar.
  • Pizza: em uma forma redonda untada com óleo, abra uma massa para pizza (caseira ou comprada pronta). Espalhe o molho de tomate tradicional sobre a massa e coloque os recheios de sua preferência. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até assar.

Quais são as dúvidas comuns sobre o molho de tomate tradicional?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre o molho de tomate tradicional são:

  • Posso usar tomates enlatados ou pelados para fazer o molho de tomate tradicional? Sim, você pode usar tomates enlatados ou pelados, mas o sabor e a textura podem ficar diferentes do molho feito com tomates frescos. Se usar tomates enlatados, prefira os que não têm adição de açúcar ou temperos.
  • Posso congelar o molho de tomate tradicional? Sim, você pode congelar o molho de tomate tradicional em potes ou sacos plásticos por até 3 meses. Para descongelar, basta colocar o molho em uma panela e aquecer em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
  • Posso acrescentar outros ingredientes ao molho de tomate tradicional? Sim, você pode variar o seu molho de tomate tradicional acrescentando outros ingredientes, como cenoura, salsão, pimentão, cogumelos, azeitonas, carne moída, frango desfiado, atum, etc. Use a sua criatividade e o seu paladar para criar novas combinações.

Conclusão

O molho de tomate tradicional é uma receita simples, saudável e deliciosa, que pode ser usada para fazer vários pratos. Ele é feito com tomates frescos, cebola, alho, sal, pimenta e azeite, e cozido em fogo baixo até ficar bem encorpado e aromático.

Você pode acrescentar folhas de manjericão fresco para dar um toque especial. O molho de tomate tradicional tem origem na Itália e se tornou um símbolo da gastronomia italiana. Você pode usar o molho de tomate tradicional para fazer macarronada, lasanha, pizza e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escondidinho de camarão com purê de batata

Escondidinho de camarão com purê de batata

Salada de batata com palmito e atum ralado: fácil de fazer

Salada de batata com palmito e atum ralado: fácil de fazer