Preguiça excessiva e vontade de passar dias deitada? Você pode estar sofrendo desse distúrbio que já atingiu 70% das pessoas

Date:

A pessoa que sente necessidade excessiva de estar deitada, pode estar sofrendo de uma doença que é pouco conhecida, mas afeta muitas pessoas.

Sentir aquela preguicinha, ficar mais tempo na cama nos finais de semana, levantar da cama e ir deitar no sofá em dias de folga, tudo isso é normal e saudável, desde que não seja de forma excessiva.

A clinomania é uma doença pouco conhecida, pois é comumente confundida com preguiça ou em alguns casos até com depressão, mas é um distúrbio caracterizado pelo desejo excessivo de ficar na cama ou em decúbito dorsal.

A pessoa se sentem extremamente bem estando deitada e sente muita dificuldade em levantar, podendo passar dias deitado, principalmente se o clima estiver nublado.

“Como a clinomania pode ser facilmente confundida com outros males, como depressão e síndrome da fadiga crônica, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa do quadro do paciente. Só após concluir que não se trata de nenhuma doença orgânica é que diagnosticamos o distúrbio”, explica Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (SP).

Almir Ribeiro Tavares, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Psiquiatria, a clinomania pode se estabelecer em associação com outras doenças.

“Muitos quadros produzem cansaço e fadiga e podem levar o paciente a enxergar o descanso como um tratamento. Só que, com o tempo, o que era apenas um repouso programado tem chances de se tornar clinomania”, explica.

O distúrbio pode se apresentar em todos os tipos de pessoa, mas mulheres dos 20 aos 40 anos tem mais propensão.

“Com a vida tranquila, sem muitas atividades e ocupações, os idosos se dão o luxo de deitar durante o dia. Mas o hábito pode se tornar nocivo e progredir para a clinomania”, afirma Tavares. “O ser humano não nasceu para ficar deitado. O organismo precisa estar sempre em movimento, caso contrário, uma série de funções é prejudicada”, diz o especialista.

Depois de diagnosticado, o distúrbio têm cura:

“Alguns quadros exigem o uso de medicamentos mas, em outros, apenas o acompanhamento psicológico, a prática de exercícios físicos e as mudanças comportamentais são suficientes para resolver o problema”, declara Yonekura.

“Indivíduos preguiçosos são avessos a afazeres que exijam esforço físico ou mental e, por isso, direcionam a sua vida para outras atividades”, explica o neurologista Shigueo Yonekura. “Já a clinomania é caracterizada apenas por uma condição: uma vontade imensa de ficar na posição horizontal. Se a pessoa quer passar a maior parte do seu tempo assim, abrindo mão de outras atividades, vale a pena investigar”, diz o especialista.

Silvia Cardoso
Silvia Cardoso
Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe

Inscreva-se

Popular

Mais da categoria:

Vizinho é condenado a pagar R$ 10 mil após barulho incomodar criança autista

Uma disputa entre vizinhos por causa de barulho terminou...

Alunos colocam cacos de vidro no copo térmico da professora do oitavo ano

O ambiente escolar, que historicamente deveria ser reconhecido como...

Idosa é notificada por casa de repouso após organizar festas noturnas com ácool e jovens

O universo dos criadores de conteúdo na internet é...

EUA emitem alerta de “calor extremo” para o horário do jogo entre Brasil e Noruega na Copa

Os preparativos para o aguardado confronto eliminatório entre as...