O anticoncepcional provoca o aumento de peso e mais efeitos colaterais

- Anúncio -

A notícia que circulou na mídia, alertando mulheres que usam pílula anticoncepcional como método contraceptivo sobre os riscos de ter trombose, causou muita preocupação, trata-se da segurança que o remédio deve oferecer sem maiores riscos à saúde.

Muitas pessoas talvez não tenham prestado atenção que anticoncepcional é um medicamento, só que não é utilizado para tratar doenças, mas para evitar gravidez sem planejamento.

A notícia fez com que muitas mulheres optassem por outros métodos como o, por exemplo, DIU, um dispositivo intrauterino que deve ser aplicado somente pelo médico ginecologista após exames e avaliação da paciente em geral.

- Anúncio -

Foi feito muito alarde sobre trombose, mas os anticoncepcionais também podem produzir outros efeitos colaterais, um deles é o aumento de peso em algumas mulheres.

- Anúncio -

Como a mulher pode se proteger dos efeitos colaterais do anticoncepcional?

Essa é uma boa pergunta, sempre que decidir fazer uso de anticoncepcional, o primeiro passo é conversar com o ginecologista. Ele irá orientar e indicar a pílula que seja mais indicada para o seu organismo e que faça menos mal, por isso não use o anticoncepcional que a amiga usa. Para ela pode não afetar nada, mas cada pessoa tem uma resposta no organismo.

A principal preocupação com o anticoncepcional é se vai engordar, mas os efeitos colaterais silenciosos são mais preocupantes. Um dos problemas que podem surgir é ter endometriose ou ovários policísticos.

Essa é uma das preocupações dos médicos que recomenda nunca usar pílula sem a avaliação médica.

A dica para saber se o anticoncepcional não está afetando a saúde é anotar, desde o primeiro dia, o que sentir.

É comum a mulher sentir um pouco mais de cólica quando menstruar, no início pode sentir enjoo e enxaqueca, mas se a intensidade for muito alta, entre em contato com o médico. Ele irá ajustar com algum medicamento até que o organismo se adapte aos hormônios que estiver recebendo.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa planta foi considerada milagrosa porque equilibra os hormônios

As 20 policiais mais belas do Instagram. Veja essas beldades e tente não se apaixonar por elas