in

Não jogue a borra de café fora: 4 dicas incríveis para aproveitar esse ‘pó mágico’

Veja como a borra de café pode ser útil para diversas finalidades, desde facilitar a sua rotina, cuidar da sua pele e até economizar dinheiro. Não jogue a borra de café fora: 4 dicas incríveis para aproveitar esse ‘pó mágico’

O café é uma bebida muito popular e consumida no mundo todo, e por isso, gera uma grande quantidade de resíduo na sua preparação, a conhecida borra do café. Mas ao invés de jogar fora no lixo, essa “sobrinha” pode ter vários usos, que não se limitam aos mais comuns, como adubo, por exemplo.

Saiba como aproveitar a borra de café que você joga fora todo dia

Usos incríveis da borra de café

  1. Esfoliante para a pele

Por causa da sua textura em grãos, a borra do café pode ser usada como tratamento de beleza, funcionando como esfoliante para pele.

Assim, ao misturar com óleo ou azeite, a borra de café consegue retirar células mortas e estimular a circulação sanguínea, o que resulta em uma pele mais suave e saudável.

  1. Repelente de pragas

Outro uso surpreendente da borra de café é como repelente natural contra as pragas do jardim, além de fertilizante para o solo.

Dessa forma, ao espalhar borra pelo jardim, é possível espantar, pelo odor, animais como lesmas, caracóis e gatos, ao mesmo tempo que fornece nutrientes para as plantas.

  1. Eliminador de odores

Seu uso para eliminação de odores, principalmente em freezers e geladeiras, é outra aplicação pouco conhecida da borra de café.

Nela, potes com a borra atuam como adsorventes de mau cheiro, e deixam o ambiente mais fresco. Seu uso pode ser por meio de potes na geladeira, ou até mesmo diretamente, na hora de lavar a mão de algum cheiro persistente.

  1. Limpeza doméstica

A borra do café também pode ter um grande uso quando se trata da limpeza doméstica. Isso acontece pela sua textura granular, que a torna especialmente eficaz para limpar superfícies difíceis, como em panelas com alimentos colados.

Além disso, devido à presença de óleos essenciais, a limpeza com a borra libera um aroma agradável nos objetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas de carne assada recheada para surpreender: sucesso de sabor

Mãe compartilha luta do filho de 3 anos contra a demência