in

Míssel russo deixa maior usina nuclear da Europa em chamas


Ministro ucraniano diz que, se houver explosão, será “dez vezes pior” do que o acidente de Chernobyl, em 1986

O prefeito da cidade ucraniana de Energodar, Dmytro Orlov, afirmou que um ataque promovido pelas tropas russas provocou um incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior desse tipo em toda a Europa. Informações preliminares dão conta de que o fogo atinge a parte administrativa da usina. Ainda não há relatos sobre vítimas.

O ataque teria ocorrido nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (4) no horário local (por volta de 21h de quinta, dia 3, pelo horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo prefeito por meio de postagem em uma rede social.

Inicialmente, foi informado que os níveis de radiação no entorno da central nuclear estavam elevados. Posteriormente, um porta-voz da usina afirmou que os níveis não haviam sido alterados, segundo a agência de notícias RIA.

No Instagram, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou um vídeo que mostra o momento exato em que a unidade de Zaporizhzhia foi atingida por um projétil. Pelas imagens, não é possível identificar com exatidão que partes do prédio foram alvejadas.

“Agora! Rússia incendeia central nuclear na Ucrânia”, escreveu Zelensky.

https://www.instagram.com/tv/CaqbuW7IX2a/?utm_medium=copy_link

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, escreveu no Twitter que os ataques contra a usina estão partindo de “todos os lados”.

“O fogo já começou. Se explodir, será dezvezes maior do que Chornobyl! Os russos devem cessar o fogo imediatamente”, escreveu Kuleba. Ele também pediu às tropas russas que liberem o acesso dos bombeiros à unidade nuclear e que se estabeleça uma “zona de segurança”.

Kuleba refere-se ao acidente de 1986 na usina nuclear de Chernobyl, quando a Ucrânia ainda fazia parte da União Soviética. Esse é considerado o pior desastre nuclear da história.

Pelo Twitter, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) informou que está ciente dos bombardeios na planta e que está em contato com as autoridades ucranianas para obter mais detalhes sobre a situação. A Casa Branca também informou que está monitorando a ocorrência.

Em uma publicação no Facebook, Orlov considerou a ocorrência como “uma ameaça à segurança mundial”. “Eu exijo, pare! Pare imediatamente de bombardear a usina nuclear de Zaporizhzhya à queima-roupa”, disse o prefeito em uma mensagem de vídeo.

Veja imagens do incêndio agora!

O Ministério da Energia da Ucrânia afirmou que os bombeiros não estão conseguindo começar os trabalhos de combate ao incêndio na usina. Segundo a pasta, os profissionais estão sendo atingidos por tropas russas ao chegar ao local.

Mais cedo, autoridades ucranianas informaram que as tropas russas estavam intensificando os esforços para tomar a usina, localizada no sudeste da Ucrânia, e tinham entrado em Energodar com tanques.

A Rússia já havia conquistado a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.

* Com informações da Reuters

(Reportagem em atualização)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BC divulga passo a passo para sacar dinheiro esquecido

O Ocidente arma a Ucrânia, e o mundo prende a respiração