in , ,

Incrível receita de contrafilé recheado com provolone e tomate seco

Incrível receita de contrafilé recheado com provolone e tomate seco

O contrafilé é um corte de carne bovina macio e suculento, que fica ainda melhor quando recheado com queijo provolone derretido e tomate seco, que dá um toque especial de sabor e cor. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa delícia em casa, com dicas simples e práticas.

O que é contrafilé recheado com provolone e tomate seco?

O contrafilé recheado com provolone e tomate seco é uma receita de origem italiana, que leva ingredientes típicos da culinária mediterrânea. O contrafilé é um corte de carne bovina retirado da parte traseira do animal, entre a costela e o filé mignon.

É uma carne macia, suculenta e saborosa, que pode ser preparada de diversas formas: grelhada, assada, frita ou cozida. O provolone é um queijo italiano feito com leite de vaca, de sabor forte e picante. O tomate seco é um tomate desidratado, que perde a água e concentra o sabor. Esses ingredientes combinam perfeitamente entre si, criando um recheio cremoso, aromático e colorido para o contrafilé.

Incrível receita de contrafilé recheado com provolone e tomate seco

Como fazer contrafilé recheado com provolone e tomate seco

Para fazer contrafilé recheado com provolone e tomate seco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 bifes de contrafilé (cerca de 800 g)
  • 200 g de queijo provolone ralado
  • 100 g de tomate seco picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • Salsinha picada para decorar

O modo de preparo é simples:

  1. Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Em uma tigela, misture o queijo provolone ralado e o tomate seco picado.
  3. Abra os bifes ao meio, sem separar as pontas, formando uma bolsa.
  4. Recheie cada bife com a mistura de queijo e tomate, fechando bem as bordas.
  5. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e doure os bifes dos dois lados, cerca de 5 minutos de cada lado.
  6. Transfira os bifes para uma assadeira e regue com o vinho branco.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter completamente.
  8. Retire do forno, polvilhe salsinha picada por cima e sirva em seguida.

Qual é a história do contrafilé recheado com provolone e tomate seco?

O contrafilé recheado com provolone e tomate seco é uma receita que surgiu na Itália, mais especificamente na região da Sicília. Essa região é conhecida pela sua gastronomia rica e diversificada, influenciada por diversas culturas ao longo da história: grega, romana, árabe, normanda, espanhola e francesa. A carne bovina é um ingrediente muito apreciado na Sicília, assim como o queijo provolone, que é produzido na ilha desde o século XIX. O tomate seco também é um produto típico da Sicília, onde os tomates são colhidos no verão e secos ao sol para conservar por mais tempo. Esses ingredientes foram combinados em uma receita que se tornou um clássico da culinária siciliana, e que depois se espalhou pelo mundo.

Quais são outras receitas com contrafilé?

Se você gostou da ideia de fazer contrafilé recheado com provolone e tomate seco, que tal experimentar outras receitas com esse corte de carne? Aqui vão algumas sugestões:

  • Contrafilé ao molho de mostarda: tempere os bifes de contrafilé com sal e pimenta-do-reino, frite-os em uma frigideira com manteiga e reserve. Na mesma frigideira, adicione creme de leite, mostarda, sal e pimenta-do-reino, e deixe ferver até engrossar. Sirva os bifes regados com o molho de mostarda.
  • Contrafilé à parmegiana: tempere os bifes de contrafilé com sal e pimenta-do-reino, passe-os na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente até dourarem e escorra em papel toalha. Em um refratário, coloque uma camada de molho de tomate, outra de bifes, outra de queijo mussarela e outra de molho. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter. Sirva com arroz e salada verde.
  • Contrafilé ao forno com batatas: tempere os bifes de contrafilé com sal, pimenta-do-reino, alho picado, orégano e vinagre. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Em uma assadeira, coloque os bifes e as batatas descascadas e cortadas em rodelas. Regue com azeite e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 40 minutos, ou até as batatas ficarem macias. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10 minutos. Sirva com salada de folhas.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre contrafilé recheado com provolone e tomate seco?

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer contrafilé recheado com provolone e tomate seco? Veja se alguma dessas perguntas te ajuda:

  • Posso usar outro tipo de queijo no recheio? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, desde que seja um queijo que derreta bem no forno. Algumas opções são: mussarela, gorgonzola, brie ou cheddar.
  • Posso usar outro tipo de tomate no recheio? Sim, você pode usar tomate fresco picado ou tomate cereja cortado ao meio no lugar do tomate seco. Porém, o tomate seco tem um sabor mais intenso e uma textura mais firme, que combina melhor com o provolone.
  • Posso fazer o contrafilé recheado na panela de pressão? Sim, você pode fazer o contrafilé recheado na panela de pressão, seguindo os mesmos passos da receita até o momento de levar ao forno. Ao invés disso, coloque os bifes na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão. Depois, retire a pressão e abra a panela com cuidado.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso contrafilé recheado com provolone e tomate seco, uma receita fácil, rápida e saborosa que vai surpreender a sua família e os seus convidados. Você também conheceu um pouco da história dessa receita, que surgiu na Sicília, e outras opções de recheio para variar o cardápio. Agora é só colocar a mão na massa e aproveitar essa delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente Pão Fatiado Recheado com Pasta de Amendoim e Geleia

Experimente Pão Fatiado Recheado com Pasta de Amendoim e Geleia

Torta de Morango: Veja Como Fazer

Torta de Morango: Veja Como Fazer