in

Filha de zeladora é aprovada em Medicina e prova que tudo é possível

Laianne, uma moradora da periferia de Fortaleza, é filha da zeladora que trabalha na Universidade Federal do Ceará. Filha de zeladora é aprovada em Medicina e prova que tudo é possível.

Devido à escassez de recursos financeiros, ela não conseguia adquirir livros para seus estudos. Aos 25 anos, ela compartilhou que teve que estudar com poucos recursos, contando apenas com seu celular e apostilas doadas.

Não tinha acesso a livros, computador, mesa de estudos, tutor ou professor para orientá-la. Além disso, sentia a falta de referências inspiradoras para guiá-la.

“Aqui onde eu vivo, quando você olha pro lado, dificilmente vê exemplos de pessoas que conseguiram entrar numa universidade e se formar. Era uma realidade distante da minha, porque eu não tinha exemplos concretos. As pessoas diziam que era improvável,” disse a jovem.

“É uma coisa que você pensa ’por que ainda tô tentando? Isso não faz parte da minha realidade’. Você acaba se autossabotando. Na minha escola, nunca se conversava sobre sonhos, sobre passar numa universidade. Isso também contribuiu”

Apesar das dificuldades, Laianne nunca abandonou seu sonho, persistindo por muitos anos com dedicação. Embora incerta sobre suas chances, ela aguardou ansiosamente pelo resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado em 28 de fevereiro de 2023. Ao acessar a plataforma, surpreendeu-se ao ler:

“Parabéns! Você foi selecionada na chamada regular”.

A notícia de sua admissão no curso de Medicina encheu de emoção toda a sua família. Quando contou à mãe, esta duvidou inicialmente. Laianne havia tentado a prova desde 2015, persistindo durante 8 anos em busca do seu objetivo. Somente quando sua mãe mostrou o resultado aos colegas de trabalho, que começaram a chorar, ela percebeu que era real.

Maria Célia, mãe de Laianne, com 56 anos e zeladora da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza há 11 anos, sempre apoiou os sonhos de sua filha, apesar de não ter concluído seus próprios estudos.

Ela se tornou a maior incentivadora dos objetivos de Laianne, construindo um novo futuro para sua herdeira.

A jovem compartilhou que contava exclusivamente com o apoio de sua mãe para custear seu cursinho, já que muitos desistiram por falta de suporte.

Sem a dedicação de sua mãe, acredita que não teria superado o processo seletivo. Laianne se emociona ao lembrar do constante apoio e fé que sua mãe depositou em seus sonhos.

A mãe de Laianne falou sobre como se sente com a vitória da filha: “Tô muito feliz, graças a Deus a minha filha ter alcançado esse objetivo. Porque é muito difícil um filho de um pobre alcançar o que ela alcançou. Foi muita luta. Ano passado, ela passou na Universidade da Bahia, mas como não tive condição de manter ela lá, ela ficou aqui, continuou a estudar”.

Para alcançar seus objetivos, Laianne se inscreveu no Curso Pré-Vestibular XII de Maio, oferecido pela Famed/UFC. Foi na biblioteca do campus que ela encontrou um espaço adequado para estudar, frequentando-o desde cedo pela manhã até tarde da noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma mãe é orientada a parar de publicar fotos de seu filho, e sua reação é hilária

Entenda o que é histerectomia abdominal, cirurgia feita por Preta Gil durante retirada de tumor