Ficar perto de pessoas que só reclamam esgota nossas energias. Proteja-se!

- Anúncio -

Pessoas que só reclamam podem sugar toda a sua energia. Esteja alerta!

Ser ombro amigo quando alguém precisa desabafar é um ato de amor e generosidade, a empatia de compreender os problemas que causam angústia e sofrimento em um amigo ou um membro da família é importante, mas tudo tem limite.

Olhando pelo lado positivo, os problemas são úteis para nossa experiência, amadurecimento que ajudam a entender melhor os acontecimentos. Claro que ninguém quer viver no sofrimento, mas os conflitos surgem e o mais importante é aprender a lidar e se fortalecer para resolver.

Algumas pessoas desenvolvem o que nem conhecia em si e seguem o caminho da resiliência, mas nem todas conseguem extrair esses recursos internos, então tentam ocupar o amigo ou parente com suas reclamações o tempo todo. Sem dúvida que saber ouvir o outro é um ato de carinho, mas não pode ficar disponível sem pré que a tal pessoa chegar com novas, ou as mesmas complicações. O resultado disso é que essas pessoas sugam a sua energia, de tal modo, que o bom ouvinte começa a se sentir cansado, desanimado sem nenhum motivo aparente que justifique.

- Anúncio -
- Anúncio -

Pessoas que só reclamam costumam achar que a vida do outro é fácil e que, por isso se trata de um grande sortudo. É comum para quem muito se lamenta, minimizar o problema e conflitos da pessoa amiga, isso mesmo, aquela que “empresta” o ombro.

Se importar com as pessoas, ter empatia, mostra que você é uma pessoa dedicada e que se importa com o outro, porém é preciso zelar pela própria saúde mental e física para não se esgotar com a negatividade. Mesmo não sendo fácil colocar limites sem que o reclamão se magoe, essa pessoa pode se tornar tóxica.

A melhor maneira de ajudar é aconselhar que procure ajuda profissional, um grupo de ajuda ou um terapeuta, desse modo a pessoa que só reclama irá entender que você não está disponível a todo o momento. Não se trata de abandonar a pessoa, mas, sim de ajudar da maneira correta. Com o tempo, de tanto servir de amparo psicológico para essa pessoa amiga, o ouvinte corre o risco de também desenvolver dificuldades muito parecidas, isso porque as informações armazenadas podem se tornar negativas em seu ser, o resultado é perda de energia, pois estará sendo sugada. Saiba que o assunto é muito sério, capaz até de interferir no relacionamento amoroso.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pai presta vestibular para fazer o mesmo que filho com autismo e protegê-lo

Rapaz disse que matou vizinho porque ele desligou Wi-Fi