in , ,

Feijoada Vegana de Feijão Branco: 4 Benefícios

Feijoada Vegana de Feijão Branco: 4 Benefícios

A feijoada vegana de feijão branco é uma receita saborosa, nutritiva e sustentável, que pode ser uma ótima alternativa à feijoada tradicional.

Entenda o que é a feijoada vegana de feijão branco?

A feijoada vegana de feijão branco é uma receita que foi adaptada da feijoada tradicional, um prato típico da culinária brasileira, para uma versão sem ingredientes de origem animal. Quando se fala em feijoada tradicional, ela é feita com feijão preto cozido com carne de porco, como lombo, costela, linguiça e bacon, e acompanhado de arroz, farofa, couve refogada e laranja.

A feijoada vegana de feijão branco é feita com feijão branco cozido com legumes, como cenoura, abóbora, abobrinha e berinjela, e temperado com alho, cebola, louro e páprica. O acompanhamento pode ser o mesmo da feijoada tradicional, mas sem a farofa com manteiga ou bacon.

Feijoada vegana de feijão branco é uma receita fácil de fazer, que leva poucos ingredientes e tempo de preparo. Além disso, é uma receita saudável, pois não leva gordura saturada nem colesterol da carne de porco.

Feijoada Vegana de Feijão Branco: 4 Benefícios

Como fazer a feijoada vegana de feijão branco?

Para fazer a feijoada vegana de feijão branco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de feijão branco
  • 4 xícaras de água
  • 2 folhas de louro
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cenoura em cubos
  • 1 xícara de abóbora em cubos
  • 1 abobrinha em cubos
  • 1 berinjela em cubos
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

Primeiro, separa a quantidade de feijão que irá preparar, depois observe se não tem pedrinhas, em seguida lave e deixe de molho na água, por no mínimo 30 minutos. Esse passo é importante para hidratar os grãos e cozinhar mais rápido.

Em uma panela de pressão, coloque o feijão, a água, o louro e o sal. Tampe e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de abrir.

Pegue uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a cenoura, a abóbora, a abobrinha e a berinjela e refogue por mais 8 minutos, mexendo ocasionalmente.

Adicione o feijão cozido com o caldo, a páprica, a pimenta e mais sal se necessário. Deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos até que os legumes estejam cozidos e o caldo engrosse um pouco.

Salpique a salsinha por cima e sirva quente, acompanhado de arroz integral, couve refogada e laranja.

Quais são outras receitas que usam o feijão branco como ingrediente principal?

O feijão branco é um legume rico em proteínas, fibras, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, que pode ser usado em diversas receitas doces e salgadas. Além da feijoada vegana, aqui estão outras três receitas que usam o feijão branco como ingrediente principal:

  • Sopa de feijão branco com couve: uma sopa cremosa e reconfortante, feita com feijão branco cozido e batido no liquidificador, caldo de legumes, couve picada e alho frito. É uma ótima opção para os dias frios ou para aproveitar as sobras de feijão.
  • Salada de feijão branco com atum: uma salada fria e refrescante, feita com feijão branco cozido, atum em lata, tomate picado, cebola roxa picada, azeitona preta picada e molho de vinagre balsâmico, azeite, sal e orégano. É uma ótima opção para servir como acompanhamento ou refeição leve.
  • Brownie de feijão branco: um brownie diferente e delicioso, feito com feijão branco cozido e batido no liquidificador, açúcar mascavo, cacau em pó, óleo de coco, farinha de aveia, fermento em pó e chocolate amargo picado. É uma ótima opção para servir como sobremesa ou lanche saudável.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre a feijoada vegana de feijão branco?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre a feijoada vegana de feijão branco são:

  • Posso usar outro tipo de feijão no lugar do feijão branco? Sim, você pode usar outro tipo de feijão no lugar do feijão branco, como feijão preto, feijão carioca ou feijão vermelho. O sabor e a cor podem variar um pouco, mas o resultado ainda será gostoso.
  • Posso usar outro tipo de legume no lugar dos legumes sugeridos? Sim, você pode usar outro tipo de legume no lugar dos legumes sugeridos, como batata, chuchu, vagem ou cogumelo. O importante é que os legumes sejam cortados em pedaços pequenos e cozinhem bem no caldo do feijão.
  • Posso acrescentar outros ingredientes ao prato? Sim, você pode acrescentar outros ingredientes ao prato, como tofu defumado, seitan ou proteína de soja texturizada para dar mais consistência e sabor ao recheio. Você também pode acrescentar outros temperos ao prato, como cominho, coentro ou pimenta dedo-de-moça para dar mais aroma e picância ao prato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Razões para Você Amar Pastel de Forno

6 Razões para Você Amar Pastel de Forno

Receita de Arroz Com Brócolis e Cenoura

Receita de Arroz Com Brócolis e Cenoura