Fantástico pão sem sovar, bem rapidinho

É muito bom ter em casa um pãozinho bem quentinho de manhã, à tarde, ou a qualquer hora que quiser comer, mas nem sempre se está com vontade de ir até a padaria ou ao mercado comprar, sem contar que ainda pode acontecer de, chegando lá, o pão não estar fresco e quentinho.

Posso arriscar dizer que, a maioria das pessoas gostam de pão, e o melhor é que se trata de um alimento super versátil, dá para comer com qualquer recheio e acompanhamento, depende apenas do gosto de cada pessoa.

Advertisements

Para muitos, só de pensar em fazer pão em casa, não quer nem imaginar o trabalho para sovar e quantidade de ingredientes, outros chegam a pensar que só mesmo um bom padeiro consegue fazer pão, mas gostaria de aprender.

Com essa receitinha básica de pão sem sovar, qualquer um com vontade de aprender, pode fazer seu próprio pão.

Esses são os ingredientes que você vai precisar para fazer o pão sem sovar:

  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 600 ml de leite integral
  • 20 Gramas de fermento seco (biológico)
  • 4 Ovos
  • 300 ml de óleo de soja
  • 1 Lata de leite condensado
  • 2 Colheres de chá de sal.

Modo de fazer:

Pegue a assadeira, pode ser redonda com ou sem cone, mas se preferir, pode usar assadeira no formato que tiver ou mesmo um tabuleiro que não seja muito baixo.

Passe a farinha de trigo em uma peneira para remover possíveis bolinhas que se formam, assim ela ficará bem fininha.

No liquidificador, primeiro coloque o leite, fermento, óleo, os ovos inteiros, leite condensado, sal. Bata todos esse ingredientes até que fique bem homogêneo, em geral leva cerca de 2 minutos.

Depois, coloque o líquido aos poucos na vasilha em que está a farinha de trigo, e misture bem, até a massa ficar bem lisinha e um pouco pegajosa. 

Cubra com plástico e deixe descansar por 45 minutos para crescer. Passado, coloque a massa na forma, distribuindo com uma colher.

10 Minutos antes de colocar a massa na assadeira, acenda o forno para pré-aquecer em 180 graus.

Leve a massa ao forno e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Como essa massa rende muito, pode colocar em duas assadeiras.

Uma dica para fazer cobertura, pode fazer furos no bolo e cobrir com leite condensado, basta meia caixinha, mas pode ser a cobertura que escolher.

Written by Silvia Cardoso Souza

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *