Estudo indica que cuidar dos filhos cansa mais do que trabalhar

- Publicidade -

Os cuidados com os filhos envolvem diversas tarefas, até mesmo as mães mais organizadas sabem, que as crianças são surpreendentes e dispostas a apresentar novidades que exija atenção.

- Publicidade -

A educação dos filhos não é tarefa simples, ao contrário, é complexa e envolve muita dedicação. Todos os dias, a maior parte das horas são voltadas para os filhos, no preparo para ir à escola, alimentação, roupas, ida e vinda, consulta com o pediatra, atenção ao calendário de vacinas, higiene pessoal, supervisão dos brinquedos, limpeza do ambiente, aulinhas de idiomas, natação, lutas ou idiomas, tempo para acompanhar momento de brincadeiras com os coleguinhas e muito mais.

- Publicidade -

Quando a mulher trabalha fora, essas atividades são triplicadas, pois além de zelar pelo emprego, começa suas atividade do lar muito cedo e termina muito tarde, pois precisa aprontar o jantar dos filhos.

O estudo realizado pela Universidade Católica de Lovanio, na Bélgica, comprovou o que na prática as mamães sabem muito bem, o quanto ficam desgastadas.

- Publicidade -
- Publicidade -

A pesquisa foi publicada na revista científica “Frontiers in Psycology”, após estudiosos terem acompanhado mais de 2 mil famílias com crianças pequenas de diferentes idades. Segundo os resultados, entre 12% e 13% apresentou burnout parental ou fadiga excessiva, 13% com muito cansaço e esgotamento, causando abatimento e tensão emocional.

Psiquiatra do ASL de Salerno, na Itália, afirmou Fernando Pellegrino, explica; “O ‘burnout’ indica a presença de um enorme desgaste psicológico que agora já não se limita a certas profissões específicas”.

- Publicidade -

A maioria dos pais buscam apoio nos avós e avôs para ajudar com os cuidados dos filhos, muitos pelo fato de precisarem cumprir horário de trabalho, passam a dividir as tarefas com os pais, muitos já aposentados, para ficar com as crianças nos horários em que precisam ficar fora para trabalhar.

A sugestão é para os pais, principalmente as mães, tentem rever suas prioridades de compromissos combinando com os companheiros e membros da família que colaboram como realizar todas as tarefas e diminuir o cansaço.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -