in

Essas pessoas vivem com seus familiares falecidos dentro de casa e explicam aos filhos: ‘Vovô está dormindo’

Saber que há uma cultura em que os mortos são mantidos em casa por seus familiares, no mínimo é bizarro para quem vive longe desses costumes e tradições difíceis de entender, para quem não é da comunidade.

Em geral, é comum lidar com a partida de um ente-querido, providenciando um ambiente específico para o velório, pode ser em uma capela, muito comum em algumas tradições nos Estados Unidos e na Europa, ou também em ambiente reservado oferecido pela empresa que oferece serviços de funerária, entre outros, mas preservar o morto em casa para permanecer na família é completamente diferente.

Lidar com a partida de alguém querido é muito difícil, mas todo mundo que vive em países ocidentais, consideram e sabe que é necessário deixar partir, quando infelizmente o inevitável acontecer.

Porém, na Indonésia, os moradores de uma comunidade lidam com os mortos da família de maneira muito natural, ao ponto que não levam os corpos para serem sepultados no cemitério, os corpos dos falecidos ficam em casa e para eles é tão sério, que as pessoas da família que falecem, continuam dentro de casa fazendo parte da vida diária, sem alterar o cotidiano para quem fica.

O Yahoo fez uma reportagem em que os familiares das pessoas mortas, autorizam vizinhos e parentes a terem seu momento de visita, até mesmo as crianãs podem circular no cômodo onde o corpo fica.

Uma mãe falou sobre como as crianças entendem a morte dos familiares; “O vovô está dormindo“, diz ela para as crianças que brincam perto do caixão sem se importar que alí tem o corpo de um falecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Não terei que aguentar birras”, diz jovem que fez laqueadura aos 21 anos

“Ela não foi adotada, ela é minha filha.” Naomi Campbell defende sua maternidade aos 50 anos