in , ,

Dicas para Fazer um Molho Branco Perfeito

Dicas para Fazer um Molho Branco Perfeito

O molho branco é um dos molhos mais versáteis e saborosos que existem. Ele pode ser usado para acompanhar massas, carnes, legumes, tortas e muito mais. Mas você sabe como fazer um molho branco perfeito? Neste artigo, vamos te ensinar algumas dicas para preparar um molho branco cremoso, consistente e aromático. Confira!

O que é o Molho Branco?

O molho branco é um tipo de molho à base de leite, manteiga e farinha de trigo. Ele também pode levar outros ingredientes, como queijo, creme de leite, noz-moscada, sal e pimenta. O molho branco é considerado um dos molhos-mãe da culinária francesa, ou seja, um dos molhos básicos que servem de base para outros molhos derivados.

Como Fazer Molho Branco?

Fazer molho branco é muito simples e rápido. Você só precisa de uma panela, um fouet (batedor de arame) e os ingredientes certos. Veja o passo a passo:

  • Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio.
  • Adicione 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem com o fouet, formando um roux (uma pasta dourada).
  • Cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo sempre, para eliminar o gosto da farinha.
  • Aos poucos, adicione 2 xícaras (chá) de leite frio, sem parar de mexer com o fouet, para evitar a formação de grumos.
  • Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto.
  • Cozinhe por mais 10 minutos, ou até o molho engrossar e ficar cremoso.
  • Se quiser, acrescente 1/2 xícara (chá) de queijo ralado ou creme de leite e misture bem.
  • Desligue o fogo e sirva o seu molho branco como preferir.

A Origem do Molho Branco

A origem do molho branco é incerta, mas existem algumas teorias sobre a sua história. Uma delas diz que o molho branco foi criado na Itália, no século XVI, pelo cozinheiro Bartolomeo Scappi, que servia o papa Pio V. Outra teoria afirma que o molho branco foi inventado na França, no século XVII, pelo chef François Pierre de La Varenne, que trabalhava para o rei Luís XIV. Independentemente da sua origem, o fato é que o molho branco se tornou um clássico da gastronomia mundial e ganhou diversas variações ao longo do tempo.

Mais 3 Receitas com Molho Branco

O molho branco pode ser usado para incrementar diversas receitas. Veja algumas sugestões:

  • Lasanha de Frango com Molho Branco: intercale camadas de massa para lasanha cozida, frango desfiado refogado com cebola e alho, molho branco e queijo muçarela ralado em um refratário. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até gratinar.
  • Couve-flor Gratinada com Molho Branco: cozinhe buquês de couve-flor em água fervente com sal por cerca de 10 minutos ou até ficarem macios. Escorra e coloque em um refratário untado. Cubra com molho branco e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até dourar.
  • Salmão ao Molho Branco: tempere filés de salmão com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e grelhe os filés por cerca de 4 minutos de cada lado ou até ficarem dourados. Transfira para uma travessa e regue com molho branco. Decore com salsinha picada e sirva.

Dúvidas Comuns sobre Molho Branco

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer molho branco? Veja algumas perguntas e respostas frequentes sobre o assunto:

  • Posso substituir a farinha de trigo por outro ingrediente? Sim, você pode usar amido de milho, fécula de batata ou farinha de arroz para fazer o roux. A proporção é a mesma: 2 colheres (sopa) para cada 2 xícaras (chá) de leite.
  • Posso usar outro tipo de leite? Sim, você pode usar leite integral, desnatado, semidesnatado ou vegetal (como leite de soja, de amêndoas ou de coco). O importante é que o leite esteja frio para evitar a formação de grumos.
  • Como evitar que o molho branco empelote? O segredo é mexer bem o molho com um fouet (batedor de arame) durante todo o processo. Assim, você evita que a farinha se acumule no fundo da panela e forme grumos. Outra dica é coar o molho antes de servir, caso ele fique com alguma bolinha.
  • Como consertar um molho branco muito grosso ou muito ralo? Se o seu molho branco ficou muito grosso, basta adicionar um pouco mais de leite e mexer bem até ficar na consistência desejada. Se o seu molho branco ficou muito ralo, você pode engrossá-lo com um pouco mais de farinha de trigo dissolvida em água fria. Adicione aos poucos e mexa bem até o molho encorpar.

Conclusão

O molho branco é um molho delicioso e fácil de fazer. Você só precisa de leite, manteiga, farinha de trigo e temperos a gosto. Com ele, você pode preparar pratos incríveis, como lasanha, couve-flor gratinada e salmão ao molho branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lasanha Bolonhesa Deliciosa e Prática

Lasanha Bolonhesa Deliciosa e Prática

Frango à parmegiana de frigideira

Frango à parmegiana de frigideira