in , , ,

Lasanha Bolonhesa Deliciosa e Prática

Lasanha Bolonhesa Deliciosa e Prática

A lasanha bolonhesa é um prato típico da culinária italiana, que consiste em camadas de massa, molho de carne moída e queijo, assadas no forno. É uma receita saborosa, nutritiva e que agrada a toda a família. Mas como fazer uma lasanha bolonhesa fácil de fazer e que fique bem suculenta e gratinada? Neste artigo, vamos te dar 5 dicas para você preparar uma lasanha bolonhesa perfeita, sem complicação e com muito sabor. Confira!

O que é a lasanha bolonhesa e qual a sua origem?

A lasanha bolonhesa é uma variação da lasanha tradicional, que surgiu na região da Emília-Romanha, na Itália. A lasanha tradicional é feita com massa fresca, recheada com queijo ricota e espinafre, e coberta com molho bechamel e queijo parmesão. Já a lasanha bolonhesa é feita com massa seca, recheada com molho de carne moída (também chamado de ragù) e queijo mussarela, e coberta com molho bechamel e queijo parmesão. O nome bolonhesa vem do fato de que o molho de carne moída é originário da cidade de Bolonha, na Itália.

Lasanha Bolonhesa Deliciosa e Prática

Como fazer uma lasanha bolonhesa fácil de fazer?

Para fazer uma lasanha bolonhesa fácil de fazer, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de massa para lasanha (pode ser pré-cozida ou não)
  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate pronto
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 300 g de queijo mussarela fatiado
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • Noz-moscada ralada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe até a carne soltar toda a água e dourar. Adicione o molho de tomate e a água e deixe ferver até engrossar. Reserve.
  2. Em outra panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo bem. Cozinhe por alguns minutos, sem deixar dourar. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cozinhe até obter um molho cremoso e homogêneo. Reserve.
  3. Se a massa para lasanha não for pré-cozida, cozinhe-a em água fervente com sal por cerca de 10 minutos, ou até ficar al dente. Escorra e reserve.
  4. Em um refratário untado com manteiga, monte a lasanha da seguinte forma: uma camada de massa, uma camada de molho de carne, uma camada de queijo mussarela, outra camada de massa, uma camada de molho bechamel, outra camada de queijo mussarela, e assim por diante, até terminar os ingredientes. A última camada deve ser de massa coberta com molho bechamel e polvilhada com queijo parmesão.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Qual a história da lasanha bolonhesa?

A lasanha bolonhesa é uma receita que tem origem na Idade Média, na Itália. Segundo alguns historiadores, a primeira referência à lasanha data do século XIII, em um livro de receitas escrito em latim. Nesse livro, a lasanha era descrita como uma massa fina, cozida em água e temperada com queijo e especiarias. No entanto, o molho de carne moída só foi adicionado à receita no século XVIII, na região da Emília-Romanha. O molho de carne moída, também chamado de ragù, é considerado um dos símbolos da culinária de Bolonha, a capital da Emília-Romanha. O ragù é feito com carne bovina ou suína, cozida lentamente em uma panela com cebola, cenoura, salsão, vinho tinto, tomate e ervas aromáticas. O ragù é usado para rechear diversos tipos de massas, como tagliatelle, tortellini e lasanha.

Quais outras receitas você pode fazer com carne moída?

A carne moída é um ingrediente versátil e econômico, que pode ser usado para fazer diversas receitas deliciosas e práticas. Além da lasanha bolonhesa, você pode fazer:

  • Escondidinho de carne moída: um prato típico da culinária brasileira, que consiste em uma camada de purê de mandioca ou batata, uma camada de carne moída refogada com temperos e queijo coalho ralado, e outra camada de purê. O escondidinho é levado ao forno para gratinar e servido quente.
  • Bolinho de carne moída: um petisco fácil de fazer, que consiste em modelar bolinhas de carne moída temperada com alho, cebola, salsa, sal e pimenta-do-reino. Os bolinhos podem ser fritos ou assados no forno e servidos com molho de sua preferência.
  • Rocambole de carne moída: uma receita que impressiona pela apresentação e pelo sabor, que consiste em abrir uma massa de carne moída temperada sobre um papel alumínio ou manteiga, rechear com presunto, queijo e ovos cozidos picados, enrolar como um rocambole e levar ao forno para assar. O rocambole pode ser coberto com molho de tomate ou bechamel e polvilhado com queijo ralado.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre a lasanha bolonhesa?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre a lasanha bolonhesa são:

  • Posso usar outro tipo de massa para fazer a lasanha bolonhesa? Sim, você pode usar outro tipo de massa para fazer a lasanha bolonhesa, como massa fresca ou integral. O importante é seguir as instruções do fabricante para cozinhar a massa corretamente e não deixá-la mole demais ou dura demais.
  • Posso usar outro tipo de queijo para fazer a lasanha bolonhesa? Sim, você pode usar outro tipo de queijo para fazer a lasanha bolonhesa, como provolone, gorgonzola ou cheddar. O importante é escolher um queijo que derreta bem e que combine com o sabor do molho de carne.
  • Posso congelar a lasanha bolonhesa? Sim, você pode congelar a lasanha bolonhesa depois de montá-la e antes de levá-la ao forno. Para isso, embrulhe bem o refratário com papel alumínio e coloque-o em um saco plástico. A lasanha pode ser congelada por até 3 meses. Para descongelar, retire-a do freezer e deixe-a na geladeira por 24 horas. Depois, leve-a ao forno normalmente.

Conclusão

A lasanha bolonhesa é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que agrada a todos os paladares. Com as nossas dicas, você vai conseguir preparar uma lasanha bolonhesa perfeita, suculenta e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 formas de aproveitar as sobras de churrasco em uma deliciosa torta

5 formas de aproveitar as sobras de churrasco em uma deliciosa torta

Dicas para Fazer um Molho Branco Perfeito

Dicas para Fazer um Molho Branco Perfeito