in , ,

Como Fazer um Quindim Perfeito

Como Fazer um Quindim Perfeito

O quindim é uma das sobremesas mais tradicionais e deliciosas da culinária brasileira. Feito com gemas de ovos, açúcar e coco, o quindim tem uma cor amarelo-ouro brilhante e uma textura cremosa e firme. Mas você sabe como fazer um quindim perfeito?

Como Fazer Quindim Tradicional

Para fazer um quindim tradicional, você vai precisar de:

  • 12 gemas peneiradas
  • 12 colheres (sopa) de açúcar
  • 12 colheres (sopa) de coco ralado fresco
  • Manteiga e açúcar para untar as forminhas

O modo de preparo é simples:

  1. Em uma tigela, misture todos os ingredientes com uma colher de pau.
  2. Unte forminhas de quindim com manteiga e salpique açúcar.
  3. Despeje a mistura nas forminhas, sem encher muito.
  4. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC, em banho-maria, por cerca de 40 minutos.
  5. Teste com um palito. Se sair seco, está pronto.
  6. Deixe amornar para desenformar (a hora certa é desenformar nem muito quente e nem muito frio).
  7. Ponha para gelar.
Como Fazer um Quindim Perfeito

Outras Receitas com Gemas de Ovos

Se você gosta de quindim e quer aproveitar as gemas de ovos para fazer outras sobremesas deliciosas, confira estas sugestões:

  • Pudim de leite condensado: um clássico da culinária brasileira, o pudim de leite condensado é feito com leite condensado, leite, gemas de ovos e essência de baunilha. Ele é assado em banho-maria em uma forma caramelizada e depois desenformado e servido gelado.
  • Creme brûlée: uma sobremesa francesa sofisticada e saborosa, o creme brûlée é feito com creme de leite fresco, gemas de ovos, açúcar e baunilha. Ele é cozido em banho-maria em potinhos individuais e depois polvilhado com açúcar e queimado com um maçarico, formando uma casquinha crocante e dourada.
  • Pastel de nata: um doce típico de Portugal, o pastel de nata é feito com massa folhada e um recheio cremoso de leite, gemas de ovos, açúcar e canela. Ele é assado em forminhas untadas com manteiga e depois polvilhado com açúcar e canela.

Dúvidas Comuns sobre Quindim

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer quindim, veja as respostas para as perguntas mais frequentes:

  • Como tirar a pele das gemas? Para tirar a pele das gemas, você pode usar uma peneira fina e passar as gemas por ela, ou usar uma garrafa pet vazia e apertar a boca da garrafa sobre a gema, sugando-a para dentro da garrafa. Depois, é só cortar a garrafa e retirar a gema sem a pele.
  • Como evitar o cheiro de ovo no quindim? Para evitar o cheiro de ovo no quindim, você pode usar algumas gotas de essência de baunilha ou de coco na mistura, ou usar raspas de limão ou de laranja. Outra dica é usar ovos frescos e bem lavados.
  • Como fazer quindim na forma de bolo? Para fazer quindim na forma de bolo, você pode usar uma forma redonda com furo no meio, untada com manteiga e salpicada com açúcar. Despeje a mistura do quindim na forma e leve ao forno em banho-maria por cerca de 50 minutos. Depois, deixe esfriar e desenforme.

Conclusão

O quindim é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer, que agrada a todos os paladares. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer um quindim perfeito, com uma cor amarela brilhante, uma casquinha crocante e um interior cremoso e firme. Experimente fazer essa receita em casa e surpreenda os seus convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita de Frango Ensopado com Vagem

Receita de Frango Ensopado com Vagem

Doce de Mamão Verde

Doce de Mamão Verde