in , ,

Receita de Frango Ensopado com Vagem

Receita de Frango Ensopado com Vagem

Você está procurando uma receita fácil, rápida e saborosa para o almoço ou jantar? Que tal experimentar um frango ensopado com vagem, um prato típico da culinária brasileira que agrada a todos os paladares?

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita simples e nutritiva, que leva poucos ingredientes e fica pronta em menos de uma hora. Além disso, você vai conhecer a origem dessa receita e algumas curiosidades sobre ela. Ficou com água na boca? Então continue lendo e descubra como preparar um delicioso frango ensopado com vagem!

O que é Frango Ensopado com Vagem?

Frango ensopado com vagem é um prato que consiste em pedaços de frango cozidos em um caldo temperado com alho, cebola, sal, pimenta e outros condimentos, e acompanhados de vagens cortadas em pedaços. É uma receita simples, mas muito saborosa, que pode ser servida com arroz branco, farofa, salada ou outro acompanhamento de sua preferência.

O frango ensopado com vagem é uma ótima opção para quem quer uma refeição saudável, pois contém proteína, fibra, vitaminas e minerais. Além disso, é uma receita econômica, pois aproveita partes do frango que às vezes são descartadas, como coxas, sobrecoxas e asas.

Como Fazer Frango Ensopado com Vagem?

Para fazer frango ensopado com vagem, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de frango em pedaços (coxas, sobrecoxas, asas ou peito)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • 500 g de vagem lavada e cortada em pedaços
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure os pedaços de frango por todos os lados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Adicione o alho, a cebola, o louro e a água quente. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até o frango ficar macio.
  3. Junte a vagem e cozinhe por mais 10 minutos, ou até ficar al dente. Se necessário, acrescente mais água quente para manter o caldo.
  4. Salpique a salsinha picada e sirva em seguida.

A Origem do Frango Ensopado com Vagem

O frango ensopado com vagem é uma receita que tem origem na culinária portuguesa, mas que foi adaptada ao longo do tempo pelos brasileiros. Na versão original, chamada de frango à portuguesa, o frango era cozido em vinho branco e acompanhado de batatas cozidas.

No Brasil, o vinho foi substituído por água ou caldo de galinha, e as batatas foram trocadas por vagens ou outros legumes da época. O frango ensopado com vagem é um prato que faz parte da tradição gastronômica de várias regiões do país, especialmente do Nordeste, onde é conhecido como galinha guisada.

Mais 3 Receitas com Frango

Se você gostou da receita de frango ensopado com vagem, que tal experimentar outras receitas com frango que também são fáceis e deliciosas? Aqui estão algumas sugestões:

  • Frango xadrez: um prato de origem chinesa que leva cubos de frango refogados com pimentão, cebola, cenoura e amendoim, e temperados com molho de soja, vinagre e açúcar. Pode ser servido com arroz branco ou macarrão instantâneo.
  • Frango à parmegiana: um prato de origem italiana que leva filés de frango empanados e fritos, cobertos com molho de tomate e queijo mussarela, e gratinados no forno. Pode ser servido com arroz branco, purê de batatas ou macarrão.
  • Frango com creme de milho: um prato de origem brasileira que leva pedaços de frango cozidos em um creme feito com milho verde, leite, creme de leite e queijo ralado. Pode ser servido com arroz branco, salada verde ou batata palha.

Dúvidas Comuns sobre Frango Ensopado com Vagem

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer frango ensopado com vagem? Aqui estão algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:

  • Posso usar outro tipo de carne no lugar do frango? Sim, você pode usar carne bovina, suína ou de cordeiro no lugar do frango, mas o tempo de cozimento pode variar. Você também pode usar peixe ou frutos do mar, mas nesse caso, cozinhe-os separadamente e junte-os ao caldo no final.
  • Posso usar outro tipo de legume no lugar da vagem? Sim, você pode usar cenoura, abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis ou qualquer outro legume de sua preferência no lugar da vagem. Você também pode misturar vários legumes para deixar o prato mais colorido e nutritivo.
  • Posso congelar o frango ensopado com vagem? Sim, você pode congelar o frango ensopado com vagem em porções individuais ou familiares, em potes plásticos ou sacos ziplock. O prazo de validade é de até 3 meses no freezer. Para descongelar, basta levar ao micro-ondas ou ao fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fazer uma Deliciosa Sopa de Cebola com Queijo

Como Fazer uma Deliciosa Sopa de Cebola com Queijo

Como Fazer um Quindim Perfeito

Como Fazer um Quindim Perfeito