in , ,

Doce de Mamão Verde

Doce de Mamão Verde

O doce de mamão verde é uma receita tradicional brasileira, que aproveita os frutos que ainda não amadureceram para fazer uma sobremesa saborosa e nutritiva. Neste artigo, você vai aprender o que é o doce de mamão verde, como fazer a receita passo a passo, a origem dessa delícia, mais três receitas com mamão verde e as principais dúvidas sobre o tema. Vamos lá?

O que é o Doce de Mamão Verde?

O doce de mamão verde é uma conserva feita com pedaços de mamão verde cozidos em uma calda de açúcar e especiarias, como cravo e canela. O resultado é um doce macio, aromático e com uma cor caramelizada. O doce de mamão verde pode ser consumido puro, com queijo branco, com creme de leite ou como recheio de bolos e tortas.

O mamão verde é o mesmo mamão que conhecemos, mas colhido antes de amadurecer. Ele tem uma casca mais grossa e uma polpa mais firme e branca, que se torna macia e alaranjada depois de cozida. O mamão verde é rico em fibras, vitaminas A, C e E, potássio, cálcio e ferro.

Doce de Mamão Verde

Como Fazer Doce de Mamão Verde: Receita Passo a Passo

Para fazer o doce de mamão verde, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de mamão verde
  • 1 kg de açúcar
  • 1 litro de água
  • 4 cravos-da-índia
  • 2 paus de canela

O modo de preparo é simples:

  1. Descasque o mamão e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até ficar macio. Escorra e reserve.
  2. Em outra panela, coloque o açúcar, a água, os cravos e a canela. Leve ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar. Deixe ferver até formar uma calda grossa.
  3. Adicione os pedaços de mamão na calda e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos ou até o doce ficar com uma cor dourada.
  4. Desligue o fogo e deixe esfriar. Guarde em um recipiente fechado na geladeira por até uma semana.

A Origem do Doce de Mamão Verde

O doce de mamão verde é uma receita que surgiu da necessidade de aproveitar os frutos que não amadureciam na época da colheita. O mamão é uma fruta originária da América Central e do Sul, que foi levada para outras partes do mundo pelos colonizadores espanhóis e portugueses. No Brasil, o mamão foi introduzido pelos jesuítas no século XVI.

Mais 3 Receitas com Mamão Verde

Além do doce de mamão verde, existem outras formas de aproveitar os frutos verdes. Veja algumas sugestões:

  • Salada de Mamão Verde: Rale o mamão verde no ralo grosso e tempere com sal, limão, azeite, cebola picada e coentro. Sirva como acompanhamento ou entrada.
  • Chutney de Mamão Verde: Pique o mamão verde em cubos pequenos e cozinhe em uma panela com vinagre, açúcar mascavo, gengibre ralado, alho picado, pimenta dedo-de-moça picada, cravo, canela e sal. Deixe apurar até ficar com uma consistência de geleia. Sirva com torradas, queijos ou carnes.
  • Bolo de Mamão Verde: Bata no liquidificador o mamão verde cozido e escorrido, ovos, óleo, açúcar e essência de baunilha. Transfira para uma tigela e misture com farinha de trigo, fermento em pó e coco ralado. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Espere esfriar e desenforme.

Dúvidas Comuns sobre o Doce de Mamão Verde

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o doce de mamão verde e suas respostas:

  • Como escolher o mamão verde? O mamão verde ideal para fazer o doce é aquele que está bem firme, sem manchas ou rachaduras na casca. Ele deve ter uma cor verde uniforme, sem sinais de amarelamento.
  • Como descascar o mamão verde? O mamão verde tem uma casca grossa e uma seiva leitosa que pode irritar a pele. Por isso, é recomendado usar luvas e uma faca afiada para descascar o fruto. Corte as extremidades do mamão e faça cortes longitudinais na casca. Puxe a casca com cuidado e descarte. Lave bem o mamão em água corrente antes de cortar em pedaços.
  • Como conservar o doce de mamão verde? O doce de mamão verde pode ser guardado em um recipiente fechado na geladeira por até uma semana ou no freezer por até três meses. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente ou aquecer em banho-maria.

Conclusão

O doce de mamão verde é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que aproveita os frutos que ainda não amadureceram. Você aprendeu o que é o doce de mamão verde, como fazer a receita passo a passo, a origem dessa delícia, mais três receitas com mamão verde e as principais dúvidas sobre o tema. Agora é só experimentar e se deliciar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Fazer um Quindim Perfeito

Como Fazer um Quindim Perfeito

Como Fazer uma Deliciosa Batata Gratinada

Como Fazer uma Deliciosa Batata Gratinada