in , ,

Como eliminar fungos nas unhas dos pés e mãos

Como Eliminar Fungos das Unhas dos Pés e Mãos

:

Você sabia que os fungos nas unhas dos pés e mãos são uma das infecções mais comuns que afetam milhões de pessoas em todo o mundo? Eles podem causar dor, desconforto, deformação e até mesmo perda das unhas. Além disso, eles podem ser um sinal de problemas de saúde mais graves, como diabetes, imunidade baixa ou doenças cardiovasculares.

Se você sofre com esse problema, não se desespere. Existem várias formas de tratar e prevenir os fungos nas unhas, desde remédios caseiros até medicamentos prescritos pelo médico. Neste artigo, vamos te mostrar 7 dicas de como eliminar fungos das unhas dos pés e mãos de forma natural e eficaz. Confira!

O que são os fungos nas unhas?

Os fungos nas unhas, também chamados de onicomicose, são infecções causadas por micro-organismos que se alimentam da queratina, a proteína que forma as unhas. Eles podem se desenvolver em ambientes úmidos, quentes e escuros, como sapatos fechados, meias sujas ou piscinas públicas.

Os sintomas mais comuns dos fungos nas unhas são:

  • Alteração da cor, forma ou espessura das unhas
  • Descamação, rachaduras ou fragilidade das unhas
  • Dor ou inflamação ao redor das unhas
  • Acúmulo de material branco, amarelo ou verde sob as unhas
  • Odor desagradável nas unhas

Os fungos nas unhas podem afetar qualquer pessoa, mas são mais frequentes em idosos, diabéticos, fumantes, pessoas com má circulação sanguínea ou que usam sapatos apertados ou sintéticos.

Como eliminar fungos das unhas com vinagre de maçã

Uma das formas mais simples e baratas de tratar os fungos nas unhas é usando vinagre de maçã. Esse produto tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a combater a infecção e a restaurar o pH natural da pele.

Para usar o vinagre de maçã contra os fungos nas unhas, você vai precisar de:

  • 1 xícara de vinagre de maçã
  • 1 xícara de água morna
  • Uma bacia ou recipiente grande o suficiente para mergulhar os pés ou as mãos

Siga os passos abaixo:

  • Misture o vinagre de maçã com a água morna em uma bacia ou recipiente
  • Mergulhe os pés ou as mãos afetados pelos fungos na solução por 15 a 20 minutos
  • Seque bem as unhas com uma toalha limpa
  • Repita esse procedimento todos os dias até notar uma melhora

A origem do vinagre de maçã como remédio caseiro

O vinagre de maçã é um produto milenar que tem sido usado para diversos fins, desde culinários até medicinais. Ele é obtido a partir da fermentação do suco de maçã por bactérias e leveduras que transformam o açúcar em ácido acético.

O vinagre de maçã é rico em vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes que trazem benefícios para a saúde, como:

  • Melhorar a digestão e o metabolismo
  • Controlar o açúcar no sangue e o colesterol
  • Fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções
  • Aliviar dores de garganta e tosse
  • Limpar e tonificar a pele e o cabelo

O uso do vinagre de maçã como remédio caseiro para os fungos nas unhas é uma tradição popular que se baseia na sua capacidade de equilibrar o pH da pele e inibir o crescimento dos micro-organismos causadores da infecção.

Outras receitas com vinagre de maçã para eliminar fungos das unhas

Além da receita anterior, existem outras formas de usar o vinagre de maçã para tratar os fungos nas unhas. Veja algumas delas:

  • Aplique o vinagre de maçã puro diretamente sobre as unhas afetadas com um algodão ou cotonete, duas vezes ao dia
  • Misture o vinagre de maçã com óleo de coco, que também tem propriedades antifúngicas, e massageie as unhas com a mistura, duas vezes ao dia
  • Misture o vinagre de maçã com bicarbonato de sódio, que ajuda a esfoliar e clarear as unhas, e aplique a pasta sobre as unhas, deixando agir por 10 minutos, uma vez ao dia
  • Misture o vinagre de maçã com óleo essencial de melaleuca, que é um poderoso antisséptico e anti-inflamatório, e aplique algumas gotas sobre as unhas, duas vezes ao dia

Dúvidas comuns sobre os fungos nas unhas

Se você tem alguma dúvida sobre os fungos nas unhas, confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse assunto:

  • Os fungos nas unhas são contagiosos?

Sim, os fungos nas unhas podem ser transmitidos por contato direto ou indireto com objetos contaminados, como tesouras, alicates, toalhas ou sapatos. Por isso, é importante evitar compartilhar esses itens e higienizá-los bem após o uso.

  • Os fungos nas unhas podem voltar depois do tratamento?

Sim, os fungos nas unhas podem voltar se não forem eliminados completamente ou se houver uma reinfecção. Por isso, é importante seguir o tratamento até o fim e adotar medidas preventivas, como manter as unhas limpas, secas e cortadas, usar sapatos confortáveis e arejados e evitar andar descalço em locais públicos.

  • Os fungos nas unhas podem causar outras complicações?

Sim, os fungos nas unhas podem causar outras complicações, especialmente se não forem tratados adequadamente. Eles podem se espalhar para outras partes do corpo, como a pele ou as mucosas, causando infecções mais graves. Eles também podem afetar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esse problema.

Conclusão

Os fungos nas unhas dos pés e mãos são um problema muito comum que pode ser tratado de forma natural e eficaz com vinagre de maçã. Esse produto tem propriedades que ajudam a combater a infecção e a recuperar a saúde e a beleza das unhas.

Neste artigo, você aprendeu dicas de como eliminar fungos das unhas com vinagre de maçã, desde como preparar uma solução para mergulhar os pés ou as mãos até como aplicar o produto puro ou misturado com outros ingredientes. Você também conheceu a origem do vinagre de maçã como remédio caseiro e as dúvidas mais comuns sobre os fungos nas unhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita de Mousse de limão Feita no Liquidificador: Fácild e Fazer

Receita de Mousse de limão Feita no Liquidificador: Fácil de Fazer

Delicioso Bolo de Chocolate Recheado

Delicioso Bolo de Chocolate Recheado