Cadeirinha de transporte deve ficar no centro do banco traseiro

Transportar os filhos pequenos no carro com segurança é uma prioridade dos pais, mas alguns podem ainda não estar acreditando que o uso da cadeirinha no banco traseiro do automóvel possa impedir acidentes.

Para alertar os pais de bebês sobre a importância de não abrir mão da cadeirinha, embora o uso obrigatório do acessório talvez deixe de constar no Código de Trânsito Brasileiro, o Conselho Federl de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), orientam para o uso da cadeirinha.

Essas instituições prepararam uma cartilha explicativa com recomendações aos pais, informando o modo correto para levar os filhos no carro , sem que eles estejam em perigo. A principal orientação para os pais que já transportam os filhos na cadeirinha, é instalar o acessório no centro do banco traseiro, assim a criança não fica nas janelas e se sente mais confortável, mas para isso, é importante que o carro tenha no banco, o cinto de 3 pontos. Na falta desse equipamento de segurança central, então a cadeirinha pode ser instalada em uma das laterais do veículo, lembrando que, o ideal é colocar o cinto de três pinos quando for possível.

Mauro Ribeiro,primeiro vice-presidente do CFM, explica o uso dos equipamentos;  “Esses equipamentos foram projetados para dar mais segurança aos usuários em casos de colisão ou de desaceleração repentina. Conforme mostram os números, eles têm sido fundamentais para salvar milhares de vidas ao longo destes anos”.

O projeto enviado no mês de junho para alterações no Código de Trânsito Brasileiro pelo presidente Jair Bolsonaro, tem como proposta suspender a multa para quem não usa a cadeirinha para transporte de crianças. No momento, a Lei da cadeirinha como dispositivo de segurança no carro ainda é válida, por isso atenção para não pagar multa. Por outro lado, independente das alterações, caso aconteça, ninguém será proibido de conduzir seus filhos na cadeirinha.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇

Written by Silvia M2ads

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Menino de um ano com paralisia cerebral é abandonado na estrada

Mãe é presa depois de criança lamber abaixador de língua em consultório médico