in , ,

Bolo de Batata Inglesa na Frigideira

Bolo de Batata Inglesa na Frigideira

Você já ouviu falar do bolo de batata inglesa na frigideira? Essa é uma receita simples, rápida e deliciosa que vai surpreender você e sua família. O bolo de batata inglesa na frigideira é feito com ingredientes que você provavelmente já tem em casa, como batatas, ovos, farinha, leite e açúcar. Ele fica fofinho, dourado e com uma casquinha crocante por fora.

Além disso, você pode incrementar o seu bolo com recheios e coberturas de sua preferência, como chocolate, doce de leite, frutas, creme de leite, etc. Neste artigo, vamos te mostrar 5 motivos para experimentar o bolo de batata inglesa na frigideira e como fazer essa receita maravilhosa. Confira!

O que é o Bolo de Batata Inglesa na Frigideira?

O bolo de batata inglesa na frigideira é uma receita típica da culinária portuguesa, que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Ele é conhecido também como bolo de batata doce ou bolo de sertão, dependendo da região do país. O bolo de batata inglesa na frigideira é feito com batatas cozidas e amassadas, que são misturadas com ovos, farinha, leite e açúcar. A massa é colocada em uma frigideira untada e levada ao fogo baixo até dourar dos dois lados. O resultado é um bolo macio por dentro e crocante por fora, que pode ser servido quente ou frio, com ou sem acompanhamentos.

Bolo de Batata Inglesa na Frigideira

Como Fazer o Bolo de Batata Inglesa na Frigideira?

Fazer o bolo de batata inglesa na frigideira é muito fácil e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 batatas inglesas médias
  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/4 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga ou óleo para untar a frigideira

O modo de preparo é o seguinte:

  • Descasque e corte as batatas em pedaços pequenos. Cozinhe em água fervente até ficarem macias. Escorra e amasse com um garfo ou espremedor.
  • Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou garfo até ficarem homogêneos. Adicione a farinha, o leite, o açúcar, o fermento e o sal. Misture bem até formar uma massa lisa e sem grumos.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com manteiga ou óleo. Coloque uma porção da massa na frigideira e espalhe com uma espátula, formando um disco de cerca de 1 cm de espessura. Deixe dourar por alguns minutos e vire com cuidado para dourar do outro lado. Repita o processo até acabar a massa.
  • Sirva o bolo quente ou frio, com os acompanhamentos que desejar.

A História do Bolo de Batata Inglesa na Frigideira

O bolo de batata inglesa na frigideira tem origem na culinária portuguesa, mais especificamente na região do Minho, no norte do país. Lá, ele é chamado de bolo escangalhado ou bolo esmurrado, pois a massa é amassada com as mãos antes de ir para a frigideira. O bolo era feito pelas mulheres do campo, que aproveitavam as sobras das batatas cozidas para fazer um lanche rápido e nutritivo. O bolo era servido com mel, manteiga ou queijo fresco. Com a vinda dos portugueses para o Brasil, a receita se espalhou pelo território nacional, ganhando variações de acordo com os ingredientes locais. No nordeste, por exemplo, o bolo é feito com batata doce e leva coco ralado na massa. No sul, o bolo é feito com polvilho e leva queijo ralado na massa.

Mais 3 Receitas com Batata Inglesa

A batata inglesa é um ingrediente versátil e saboroso, que pode ser usado em diversas receitas. Além do bolo de batata inglesa na frigideira, você pode experimentar estas outras 3 receitas com batata inglesa:

  • Torta de batata inglesa: uma torta salgada e recheada, que pode levar carne moída, frango desfiado, queijo, presunto, legumes, etc. A massa é feita com batatas cozidas e amassadas, que são misturadas com ovos, leite, manteiga e farinha. A massa é espalhada em uma forma untada e enfarinhada, coberta com o recheio de sua preferência e levada ao forno até dourar.
  • Purê de batata inglesa: um acompanhamento cremoso e delicioso, que combina com carnes, aves, peixes, etc. O purê é feito com batatas cozidas e amassadas, que são misturadas com leite, manteiga, sal e noz-moscada. O purê pode ser servido simples ou gratinado com queijo no forno.
  • Sopa de batata inglesa: uma sopa quente e reconfortante, ideal para os dias frios. A sopa é feita com batatas cozidas e batidas no liquidificador ou processador, que são levadas ao fogo com caldo de legumes ou carne, cebola, alho, sal e pimenta. A sopa pode ser incrementada com bacon frito, creme de leite, cheiro-verde, etc.

Dúvidas Comuns sobre o Bolo de Batata Inglesa na Frigideira

Você ainda tem alguma dúvida sobre o bolo de batata inglesa na frigideira? Veja algumas perguntas e respostas frequentes sobre essa receita:

  • Posso usar outro tipo de batata? Sim, você pode usar batata doce, batata baroa ou batata salsa no lugar da batata inglesa. O sabor e a textura do bolo podem variar um pouco, mas ficam igualmente deliciosos.
  • Posso usar outro tipo de farinha? Sim, você pode usar farinha de arroz, farinha de aveia ou farinha de amêndoas no lugar da farinha de trigo. Essas opções são mais saudáveis e sem glúten. Porém, você pode precisar ajustar a quantidade de líquido da massa para obter a consistência desejada.
  • Posso fazer o bolo no forno? Sim, você pode fazer o bolo no forno se preferir. Nesse caso, você vai precisar de uma forma redonda ou quadrada untada e enfarinhada. Coloque toda a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. O bolo vai ficar mais alto e menos crocante do que na frigideira.

Conclusão

O bolo de batata inglesa na frigideira é uma receita fácil, rápida e deliciosa que você precisa experimentar. Ele é feito com ingredientes simples e baratos que você tem em casa. Ele fica fofinho por dentro e crocante por fora. Você pode servir o bolo quente ou frio, com os acompanhamentos que quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça os Benefícios da Salada de Inhame com Atum Com Essa Receita

Conheça os Benefícios da Salada de Inhame com Atum Com Essa Receita

Almondega com Recheio de Queijo: Receita simples que fica deliciosa

Almondega com Recheio de Queijo: Receita simples que fica deliciosa