Pode ter sido apenas coincidência, mas é muito incomum em um mesmo hospital nascerem 3 bebês de parto empelicados, ou seja; as crianças ainda estavam no interior da bolsa amniótica.
O Hospital Praia da Costa, localizado na cidade de Vila Velha, no Espirito Santo, registrou o nascimento de um desses bebês, as imagens são impressionantes.
As imagens que viralizaram na web é do bebê de Monyk e Wanderson Velasco, quando então a fotógrafa Janaina Oliveira, que acompanhava o parto para fazer as imagens, teve a surpresa de assistir um parto empelicado e, com autorização dos pais compartilhou o momento especial. A grande maioria dos casais que estão esperando pelo grande dia do parto, não tinham conhecimento dessa possibilidade, mas agora com as fotos sendo tão compartilhadas e o assunto comentado pelos internautas, esse conhecimento chegou à muitas pessoas.
A ciência ainda não tem explicações claras do que possa causar o nascimento de um bebê dentro da bolsa amniótica, mas o que os médicos observaram é que no parto empelicado a dilatação na mulher acontece antes da bolsa estourar e não se limita apenas ao parto normal, parto cesárea também pode acontecer.
Outra informação sobre o parto empelicado é a de que tantos os bebês que nascem conforme o período comum de gestação como os prematuros estão sujeitos a nascer dentro da bolsa amniótica, sendo que e ainda mais raro se o bebê for prematuro, mas pode acontecer.
Janaina Oliveira, a fotógrafa, é especialista em fotografar partos, ela trabalha em parceria com o médico obstetra, Rafael Angelo Avance Baggieri, que realizou o parto. Os casais confiam no profissionalismo e de Janaina, que assim como muitos a contratou para registrar o nascimento do filho.
“Elas acompanham meu trabalho pelas redes sociais e ali mesmo vão fazendo propaganda uma para outra do meu trabalho e 95% delas querem fazer os registros, não somente do parto, mas da reação da família ao conhecer o bebe no berçário. É lindo demais”, disse a fotógrafa explicando como as mamães contratam.
“Foi sensacional poder vê-lo cheio de caras e bocas, todo tranquilão dentro da bolsa sem romper. Ele fez careta, abriu o olhinho, fez biquinho, foi lindo demais”, completou Janaina.