Alerta: desafio da farinha pode levar à insuficiência respiratória

- Anúncio -

Famílias estão em casa por conta da quarentena que, na verdade é um distanciamento social para proteção contra do novo coronavírus. por isso é preciso liberar a criatividade para passar todos esses dias com bom humor.

Uma das brincadeiras que muita gente está aderindo é o desafio da farinha, pode parecer muito simples e engraçado, mas que participa pode estar colocando a vida em risco. 

Esse novo desafio criado para distrair um pouco quem está em casa, uma pessoa tem que fazer perguntas, dependendo da resposta, se não agradar, quem faz a pergunta mergulha o rosto do participante em um prato ou outro recipiente, cheio de farinha de trigo.

- Anúncio -

O desafio TikTok conquistou jovens, adultos, idosos, famosos e crianças, todos aproveitando a onda para se divertir, agora é a vez do desafio da farinha, que já ganhou muitos adeptos, dentre eles, as cantoras Simone e Simaria. O filho de Simone mergulhou o rosto da mãe na farinha, assim como fez o Mc Kevinho com a namorada.

Parece ser uma brincadeira sem complicações, mas segundo informou o pneumologista Marcelo Rabahi, diretor clínico do Hospital Orion (GO), o desafio da farinha pode ser muito perigoso, por isso ele faz um alerta; 

“A farinha é feita de partículas muito finas que podem atingir a parte mais profunda do pulmão, levando a uma irritação. Como é uma partícula inorgânica, ou seja, industrializada, provavelmente vai prejudicar o aparelho respiratório, ocasionando uma crise de tosse. Ao tossir, ela vai inalar uma quantidade muito maior de farinha, podendo levar, consequentemente, a uma insuficiência respiratória. Então, ao aspirar mais farinha, ela poderá ter falta de ar”.

O pneumologista também explicou que o desafio pode ser ainda mais perigo para pessoas que sofrem com alguma doença respiratória; “Em alguém com asma ou bronquite, por exemplo, pode ser uma tragédia, pois a pessoa já tem o aparelho respiratório debilitado. Em quem tem asma, a farinha pode provocar uma crise asmática. É preciso ter muito cuidado. Se você der uma gargalhada após afundar o rosto na farinha, esse ato de gargalhar também pode levar a aspiração”, disse o Dr Marcelo Rabahi.

- Anúncio -

“Os olhos podem sofrer, principalmente, com irritações. Se cair um grãozinho e a pessoa coçar o olho, pode levar a um trauma que, às vezes, é imperceptível em um primeiro momento, mas, depois pode acarretar algum tipo de dano”.

“Quando você leva o rosto na farinha, pode molhá-la com a saliva, formando pequenos grumos. Esses grumos podem ir para o pulmão e obstruir a passagem de ar, trazendo consequências muito sérias aos pequenos”, finalizou.

Quanto aos riscos para crianças, o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, também alertou sobre os riscos do desafio da farinha; “Ao aspirar um corpo estranho, como a farinha, uma criança pode fazer um tipo de pneumonia que causa inflamação no pulmão. A consequência é febre, tosse, dificuldade para respirar… É melhor não correr o risco, ainda mais nesse momento em que deve-se evitar as idas aos pronto socorros”, continua; “Só não fazendo mesmo. Arrumem outra brincadeira, pois essa pode ser muito nociva à saúde”.

- Anúncio -
Foto: reprodução

Créditos: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/alerta-desafio-da-farinha-pode-levar-insuficiencia-respiratoria.html


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menina que doou mais de 100 máscaras a hospital nos EUA morre em acidente

Mãe morre de Covid antes de poder abraçar o filho recém-nascido