O alecrim é um excelente aliado para cuidar da saúde, uma erva muito conhecida em algumas culturas, por oferecer ótimos resultados, um deles é potencializar a memória.
Alecrim não é somente uma planta que exala aroma no vaso ou em seu jardim, além dos benefícios para a saúde, também é utilizado na culinária.
Em diversas receitas, usar o alecrim dá um toque refinado ao sabor, quando usado com moderação, por exemplo, no preparo de peixe assado, aromatiza levemente e fica mais saboroso. Peixe não é o único prato que pode ser preparado com alecrim, mas essas dicas vamos deixar para outro vídeo.
Na saúde, alecrim é excelente fitoterápico para doenças como depressão, protege contra o Alzheimer e até para a memória, oferecendo tratamento natural, por conta das propriedades bioativas.
Todas as partes do alecrim podem ser utilizadas, as folhas frescas ou secas são utilizadas no preparo de chás e tinturas, já as partes floridas, são ótimas para a produção de óleo essencial.
O benefício do óleo essencial para o tratamento de pele, é um poderoso hidratante e pode ser utilizado na aromaterapia, como relaxante que ajuda a diminuir o estresse e ansiedade. Outras indicações interessantes para uso do alecrim, é em caso de tosse e até nas crises de asma.
Uma das doenças que mais afeta a população é a pressão alta, hipertensão pode ter diferente causas, desde de fatores orgânicos, até dificuldades para lidar com o estresse elevado.
Alecrim é indicado para problemas de má circulação, dores reumáticas, reduz gases intestinais, oferecendo alívio como parte de tratamento natural.
Comprovado em estudos, alecrim é excelente para evitar a perda de memória. As substâncias bioativas ajuda, principalmente quando é preciso estudar muito.
Em um mundo que as informações chegam em grande velocidade, e que os indivíduos precisam acumular muitas atualizações na memória, essa gama de atividade pode levar ao esquecimento. Por isso o alecrim é de ótima ajuda para potencializar a memória.
No tratamento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, estudo apontaram que as substâncias do alecrim podem ser ótimas no combate a esta doença, mas os cientistas ainda pretendem realizar mais testes, por enquanto, já sabem que o alecrim pode ser muito potente para essa patologia.