in

Doadores de sangue na Suécia recebem SMS para saberem quando salvaram uma vida

Doar sangue é um grande ato de solidariedade e de amor, muitas vidas põem ser salvas como simples ato de doar seu sangue.

Em todo o mundo, campanhas de conscientização são mantidas pelos Governos e por OGNs, que se preocupam em salvar vidas que dependem de bolsas de sangue. O voluntário pode não ter ideia do quanto é importante ser um voluntário, caso esteja em boas condições de saúde.

Muitas pessoas são perfeitamente saudáveis para doar sangue, algumas até gostariam, mas o medo que sentem de agulhas faz com que desistam antes mesmo de tentar. Esse é um medo muito comum entre muitas pessoas, que consideram uma coisa terrível enfrentar uma agulhada, só que esse temor tem afastado pessoas que poderiam estar colaborando.

Pensando em como incentivar que mais cidadãos cooperem com o sistema de saúde e se tornem doadores de sangue, que a Suécia teve a ideia de passar a enviar mensagens de SMS contendo a informação de que uma pessoa foi ajudada, um paciente salvo, sempre que alguém receber o sangue com a seguinte informação:

“Obrigado!”

“O sangue que você doou em 13 de janeiro de 2015 já foi benéfico para outro paciente. Sinceramente, a Central de Sangue”.

Quem recebe a mensagem se emociona ao saber que salvou uma vida, como disse a gerente de comunicação Karolina Blom Wilberg do hemocentro de Estocolmo ao The Independent “O mais importante é que os doadores voltem para nós e doem novamente”.

A Organização Mundial da Saúde entende como missão, conscientizar voluntários doadores de sangue em todo o mundo, de modo que todas as pessoas saudáveis se tornem 100% doadoras ao entender a urgência de não deixar que os estoques acabem.

Ninguém sabe quando irá precisar de sangue, por isso é fundamental, que a população tenha conhecimento da importância desse ato.

Fonte: hypeness.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TICIANE PINHEIRO MOSTRA SUA CICATRIZ DA CESÁREA PRA SABRINA SATO! VEJA:

Megatrilha de 3 mil km vai conectar Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul pela mata atlântica