in , ,

5 Dicas para fazer uma deliciosa costelinha assada com batata barôa

5 Dicas para fazer uma deliciosa costelinha assada com batata barôa

Essa é uma receita típica da culinária mineira, que combina o sabor suculento da carne de porco com a textura macia e adocicada da batata barôa, também conhecida como mandioquinha ou cenoura amarela.

Costelinha assada com batata barôa?

A costelinha assada com batata barôa é um prato composto por pedaços de costela de porco assados no forno, acompanhados de batatas barôas cozidas e salteadas na manteiga. A costela de porco é uma carne muito apreciada na culinária brasileira, especialmente na região de Minas Gerais, onde é usada em diversas receitas, como o feijão tropeiro, o tutu de feijão e o torresmo.

Batata barôa é um tubérculo originário dos Andes, que tem uma cor amarela e um sabor levemente adocicado. Ela é rica em carboidratos, vitaminas A e C, potássio e fibras. A combinação desses dois ingredientes resulta em um prato equilibrado, que fornece energia, proteína, gordura e micronutrientes.

5 Dicas para fazer uma deliciosa costelinha assada com batata barôa

Como fazer costelinha assada com batata barôa?

Para fazer costelinha assada com batata barôa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de costela de porco cortada em pedaços
  • 4 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 kg de batata barôa descascada e cortada em rodelas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere a costela com o alho, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira.
  2. Em uma assadeira, coloque a costela com o óleo e a água. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 1 hora e meia, ou até a carne ficar macia.
  3. Retire o papel-alumínio e deixe a carne dourar por mais 15 minutos, virando os pedaços na metade do tempo.
  4. Enquanto isso, cozinhe as batatas barôas em água fervente com sal até ficarem macias, mas não desmancharem. Escorra e reserve.
  5. Em uma frigideira, derreta a manteiga e salteie as batatas até ficarem douradas. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha.
  6. Sirva a costela com as batatas e aproveite!

Quais são outras receitas com costela de porco e batata barôa?

Se você gostou da receita de costelinha assada com batata barôa, que tal experimentar outras opções de pratos com esses ingredientes? Veja algumas sugestões:

  • Costela de porco na panela de pressão: essa é uma forma rápida e fácil de cozinhar a costela, que fica bem macia e suculenta. Basta temperar a carne com alho, sal, pimenta-do-reino, vinagre e louro, e colocá-la na panela de pressão com cebola, tomate, caldo de carne e água. Cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até a carne se soltar do osso. Sirva com arroz, feijão e salada.
  • Batata barôa gratinada: essa é uma ótima opção para acompanhar carnes, aves ou peixes. Cozinhe as batatas barôas em água fervente com sal até ficarem macias. Escorra e coloque em um refratário untado. Cubra com um molho branco feito com manteiga, farinha de trigo, leite, sal, noz-moscada e queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até dourar.
  • Costela de porco com molho barbecue: essa é uma receita típica da culinária americana, que tem um sabor agridoce e picante. Tempere a costela com sal, pimenta-do-reino, alho e mostarda. Coloque em uma assadeira com água e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 1 hora e meia, coberta com papel-alumínio. Retire o papel-alumínio e pincele a carne com molho barbecue pronto ou caseiro. Volte ao forno por mais 15 minutos, virando os pedaços na metade do tempo.
  • Sopa de batata barôa com frango: essa é uma receita ideal para os dias frios, que aquece o corpo e a alma. Cozinhe o frango em água fervente com sal, cebola, cenoura, salsão e louro até ficar macio. Desfie o frango e reserve o caldo. Cozinhe as batatas barôas no caldo do frango até ficarem macias. Bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Volte o creme para a panela e acrescente o frango desfiado. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Sirva quente.

Dúvidas mais comuns sobre costelinha assada com batata barôa

Algumas das dúvidas mais comuns sobre costelinha assada com batata barôa são:

  • Como escolher a costela de porco? Procure comprar uma costela que tenha uma boa proporção entre carne e gordura, pois isso vai garantir mais sabor e suculência ao prato. Evite as costelas que estejam muito secas ou muito gordurosas. Prefira as que tenham uma cor rosada e uma textura firme.
  • Como escolher a batata barôa? Escolha as batatas barôas que estejam firmes, sem machucados ou brotos. Evite as que estejam murchas, verdes ou enrugadas. Prefira as que tenham uma casca lisa e uma cor amarela uniforme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda como fazer Canjica com Frutas Secas

O Que Você Precisa Saber Sobre o Significado de Receber Visita de um Beija-Flor

O Que Você Precisa Saber Sobre o Significado de Receber Visita de um Beija-Flor