in

Aprenda como fazer Canjica com Frutas Secas

A canjica é um prato típico da culinária brasileira, feito com milho branco cozido em leite e açúcar, e aromatizado com canela, cravo e erva-doce. É uma sobremesa muito consumida nas festas juninas, mas também pode ser apreciada em qualquer época do ano. Uma forma de incrementar a canjica é acrescentar frutas secas, como damasco, ameixa, uva passa e figo, que dão um toque especial de sabor e textura.

O que é Canjica e Qual a sua Origem?

A canjica é um prato de origem indígena, que era feito pelos povos nativos do Brasil com milho verde ralado e cozido em água. Com a chegada dos portugueses e dos africanos, a receita foi adaptada e ganhou novos ingredientes, como o leite, o açúcar, a canela e o cravo.

A palavra canjica vem do termo quimbundo “kanjika”, que significa “mingau de milho”. A canjica é conhecida por diferentes nomes em diferentes regiões do Brasil, como mungunzá, mugunzá, canjiquinha ou curau de milho branco.

Aprenda como fazer Canjica com Frutas Secas

Como Fazer Canjica com Frutas Secas?

Para fazer canjica com frutas secas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de milho branco para canjica
  • 2 litros de água
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de chá de frutas secas picadas (damasco, ameixa, uva passa e figo)
  • 1/4 de xícara de chá de coco ralado
  • 4 paus de canela
  • 6 cravos-da-índia
  • 1 colher de chá de erva-doce

O modo de preparo é simples:

Deixe o milho de molho em água por pelo menos 12 horas. Escorra o milho e coloque-o em uma panela de pressão com os 2 litros de água, a canela, o cravo e a erva-doce.

Cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão ou até o milho ficar macio. Abra a panela e transfira o milho com o caldo para uma panela grande.

Adicione o leite, o leite condensado, as frutas secas e o coco ralado. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco.

Sirva quente ou fria, polvilhada com canela em pó.

A História da Canjica com Frutas Secas

A canjica com frutas secas é uma variação da receita tradicional, que surgiu provavelmente pela influência dos imigrantes árabes no Brasil. As frutas secas são muito usadas na culinária árabe, especialmente em doces e sobremesas. Elas trazem benefícios para a saúde, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, elas combinam muito bem com o sabor doce e cremoso da canjica.

Mais 3 Receitas com Milho Branco para Canjica

Se você gostou da canjica com frutas secas, que tal experimentar outras receitas com milho branco para canjica? Veja algumas sugestões:

  • Canjica salgada: Cozinhe o milho branco em água e sal até ficar macio. Escorra e refogue com bacon picado, cebola picada, alho picado, cheiro-verde picado e pimenta-do-reino a gosto. Sirva como acompanhamento ou como prato principal.
  • Canjica com chocolate: Cozinhe o milho branco em água até ficar macio. Escorra e bata no liquidificador com leite, leite condensado, chocolate em pó e uma pitada de sal. Volte para a panela e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Sirva quente ou fria, decorada com raspas de chocolate.
  • Canjica com amendoim: Cozinhe o milho branco em água até ficar macio. Escorra e reserve. Em uma panela, misture leite, leite condensado, açúcar, canela em pau e cravo-da-índia. Leve ao fogo e deixe ferver. Junte o milho cozido e o amendoim torrado e moído. Cozinhe até engrossar, mexendo de vez em quando. Sirva quente ou fria, polvilhada com canela em pó.

Dúvidas Comuns sobre Canjica com Frutas Secas

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer canjica com frutas secas? Veja algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:

  • Posso usar milho verde em vez de milho branco? Sim, você pode usar milho verde para fazer canjica, mas o resultado será diferente. O milho verde tem um sabor mais suave e uma textura mais macia do que o milho branco. Além disso, ele não precisa ficar de molho antes de cozinhar.
  • Posso usar leite de coco em vez de leite? Sim, você pode usar leite de coco para dar um sabor mais tropical à sua canjica. Nesse caso, substitua metade do leite por leite de coco e reduza a quantidade de açúcar, pois o leite de coco já é doce.
  • Posso usar outras frutas secas? Sim, você pode usar as frutas secas de sua preferência para fazer canjica. Algumas opções são tâmara, banana passa, abacaxi desidratado e cranberry.

Conclusão

A canjica com frutas secas é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Ela é feita com milho branco cozido em leite e açúcar, aromatizado com canela, cravo e erva-doce, e enriquecido com frutas secas picadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Coisas que Atraem Pobreza para sua Casa, Segundo o Feng Shui

7 Coisas que Atraem Pobreza para sua Casa, Segundo o Feng Shui

5 Dicas para fazer uma deliciosa costelinha assada com batata barôa

5 Dicas para fazer uma deliciosa costelinha assada com batata barôa