in , ,

4 Motivos para você experimentar a berinjela recheada com queijo e presunto

4 Motivos para você experimentar a berinjela recheada com queijo e presunto

Você está procurando uma receita fácil, rápida e deliciosa para o seu almoço ou jantar? Então você precisa conhecer a berinjela recheada com queijo e presunto, uma opção saudável, saborosa e que vai agradar a toda a família. A berinjela é um vegetal rico em nutrientes, como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, que ajudam a prevenir doenças, melhorar a digestão e controlar o colesterol. O queijo e o presunto são fontes de proteína e cálcio, que contribuem para a saúde dos ossos e dos músculos.

Receita de berinjela recheada

A berinjela recheada é uma receita que consiste em cortar a berinjela ao meio, retirar a polpa e preencher as cascas com algum tipo de recheio. O recheio pode variar de acordo com o gosto e a criatividade de cada um, mas geralmente leva carne moída, queijo, presunto, tomate, cebola, alho, sal, pimenta e orégano. Depois de rechear, a berinjela é levada ao forno ou à panela para cozinhar e gratinar.

A berinjela recheada é uma receita muito antiga, que tem origem na culinária árabe. Há registros de que os árabes já preparavam pratos semelhantes há mais de mil anos. Com o tempo, a receita se espalhou pelo mundo e ganhou diferentes versões em cada país. Por exemplo, na Itália, a berinjela recheada é chamada de melanzane ripiene e pode levar ricota, parmesão ou mussarela. Na França, a berinjela recheada é conhecida como aubergine farcie e pode levar cogumelos, ervas ou nozes. No Brasil, a berinjela recheada é uma receita típica da região Sudeste, onde é chamada de beringela à parmegiana.

4 Motivos para você experimentar a berinjela recheada com queijo e presunto

Como fazer berinjela recheada com queijo e presunto?

Fazer berinjela recheada com queijo e presunto é muito simples e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos e seguir alguns passos simples. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Ingredientes

  • 2 berinjelas médias
  • 200 g de queijo muçarela fatiado
  • 200 g de presunto fatiado
  • 2 tomates picados
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

Lave bem as berinjelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire a polpa com cuidado para não furar as cascas.

Pique a polpa da berinjela em cubos pequenos e reserve.

Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe as cascas das berinjelas por cerca de 10 minutos ou até ficarem macias, mas ainda firmes. Escorra e reserve.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.

Junte os tomates picados e cozinhe até formar um molho espesso.

Tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Recheie as cavidades das berinjelas com camadas de queijo, presunto e molho de tomate, alternando até preencher todo o espaço.

Coloque as berinjelas recheadas em uma assadeira untada e polvilhe queijo parmesão por cima, se desejar.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar.

Retire do forno e sirva em seguida ou frio, como preferir.

Se você gostou da receita de berinjela recheada com queijo e presunto, vai adorar conhecer outras receitas com esse ingrediente. A berinjela é um vegetal muito versátil, que pode ser usado em saladas, antepastos, lasanhas, moussakas ou caponatas.

Veja algumas sugestões de receitas com berinjela que você pode experimentar:

  • Salada de berinjela: corte as berinjelas em cubos e cozinhe em água com sal até ficarem macias. Escorra e tempere com vinagre, azeite, alho, sal e orégano. Deixe marinar na geladeira por algumas horas e sirva como entrada ou acompanhamento.
  • Antepasto de berinjela: corte as berinjelas em fatias finas e frite-as em óleo quente até ficarem douradas. Escorra em papel toalha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Arrume as fatias em um refratário e cubra com molho de tomate, alcaparras, azeitonas e manjericão. Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até aquecer bem. Sirva como aperitivo ou acompanhamento.
  • Lasanha de berinjela: corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e grelhe-as em uma frigideira antiaderente até ficarem macias. Em um refratário untado com azeite, monte camadas de berinjela, molho branco, molho à bolonhesa e queijo muçarela ralado,
  • repetindo até terminar com uma camada de queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter e dourar. Sirva quente ou fria, como preferir.
  • Moussaka de berinjela: corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e frite-as em óleo quente até ficarem douradas. Escorra em papel toalha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Em um refratário untado com azeite, monte camadas de berinjela, carne moída refogada com cebola, alho, tomate, sal, pimenta e canela, e molho bechamel. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até gratinar. Sirva quente ou fria, como preferir.
  • Caponata de berinjela: corte as berinjelas em cubos e cozinhe em água com sal até ficarem macias. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho, o pimentão, a abobrinha, o tomate, as uvas passas, as azeitonas, o vinagre, o açúcar, o sal e a pimenta. Cozinhe até formar um molho espesso e acrescente a berinjela cozida. Misture bem e deixe esfriar. Sirva como antepasto ou acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pimentão recheado com frango e cream cheese

Pimentão recheado com frango e cream cheese

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Lasanha Vegana

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Lasanha Vegana