in ,

5 Dicas de Como Fazer Batata Frita Crocante

5 Dicas de Como Fazer Batata Frita Crocante

Você sabia que a batata frita é um dos alimentos mais consumidos no mundo? Ela é versátil, saborosa e combina com diversos pratos e molhos. Mas como fazer batata frita crocante, sequinha e deliciosa em casa? Neste artigo, vamos te ensinar 5 dicas simples e eficazes para você preparar a melhor batata frita da sua vida. Confira!

O que é batata frita e por que ela é tão popular?

Batata frita é um prato feito de batatas cortadas em palitos ou rodelas e fritas em óleo quente. Ela pode ser temperada com sal, pimenta, ervas, queijo, bacon, ketchup, maionese e outros ingredientes de sua preferência.

A origem da batata frita é incerta, mas há registros de que ela já era consumida na Europa no século XVII. Alguns dizem que ela foi inventada na Bélgica, outros na França ou na Espanha. O que se sabe é que ela se popularizou no mundo todo graças à sua praticidade, sabor e variedade.

5 Dicas de Como Fazer Batata Frita Crocante

Como fazer batata frita crocante em casa?

Para fazer batata frita crocante em casa, você vai precisar de:

  • Batatas (de preferência do tipo asterix, que são mais secas e firmes)
  • Óleo (de preferência de girassol, que tem um sabor neutro e suporta altas temperaturas)
  • Sal e outros temperos a gosto

Siga os seguintes passos:

  1. Lave bem as batatas e descasque-as. Corte-as em palitos ou rodelas de espessura média. Coloque-as em uma tigela com água fria para evitar que escureçam.
  2. Escorra as batatas e seque-as bem com um pano de prato ou papel toalha. Isso vai ajudar a remover o excesso de amido e de água, que podem deixar a batata frita mole e encharcada.
  3. Aqueça uma panela com bastante óleo em fogo alto. O óleo deve estar bem quente, mas não fervendo. Você pode testar a temperatura colocando um pedaço de pão ou de batata no óleo. Se ele borbulhar rapidamente, o óleo está pronto.
  4. Frite as batatas em pequenas porções, sem lotar a panela. Deixe-as dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudarem. Retire-as com uma escumadeira e coloque-as sobre um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo.
  5. Tempere as batatas fritas ainda quentes com sal e outros temperos de sua escolha. Sirva-as imediatamente ou mantenha-as aquecidas no forno até a hora de servir.

Qual é a história da batata frita?

A história da batata frita está ligada à história da própria batata, que é originária da América do Sul. Os espanhóis foram os primeiros a levar a batata para a Europa no século XVI, mas ela demorou a ser aceita como alimento, pois era considerada venenosa ou causadora de doenças.

Foi somente no século XVIII que a batata começou a ser cultivada e consumida em larga escala na Europa, principalmente na Irlanda, na Alemanha e na França. Nesses países, a batata era cozida ou assada, mas também começaram a surgir as primeiras receitas de batata frita.

Acredita-se que a batata frita tenha sido inventada na Bélgica, onde os habitantes costumavam fritar peixes pequenos em óleo quente. Em dias de inverno ou de escassez de peixes, eles substituíam os peixes por batatas cortadas em palitos e fritas da mesma forma.

Outra versão diz que a batata frita foi criada na França, durante a Revolução Francesa. Os vendedores ambulantes de Paris começaram a oferecer aos seus clientes batatas cortadas em rodelas finas e fritas em óleo quente, que eram chamadas de “pommes de terre frites à la française” (batatas fritas à francesa).

Seja qual for a verdadeira origem da batata frita, o fato é que ela se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações e acompanhamentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a batata frita é chamada de “french fries” e é servida com ketchup. Na Inglaterra, ela é chamada de “chips” e é servida com vinagre. Na Holanda, ela é chamada de “patat” e é servida com maionese. Na Argentina, ela é chamada de “papas fritas” e é servida com chimichurri. E assim por diante.

Quais são outras receitas com batata?

A batata é um ingrediente muito versátil e pode ser usada em diversas receitas, além da batata frita. Aqui estão algumas sugestões:

  • Purê de batata: uma receita clássica e simples, que consiste em cozinhar as batatas em água e sal, amassá-las com um garfo ou um espremedor e misturá-las com leite, manteiga, noz-moscada e outros temperos. O purê de batata pode ser servido como acompanhamento de carnes, aves ou peixes, ou como recheio de tortas ou empadões.
  • Batata recheada: uma receita criativa e saborosa, que consiste em assar as batatas inteiras no forno até ficarem macias, cortar uma tampa na parte superior e retirar parte da polpa com uma colher. O recheio pode ser feito com queijo, bacon, frango desfiado, carne moída, legumes picados ou o que mais você quiser. Depois de rechear as batatas, basta levá-las ao forno novamente para gratinar e servir.
  • Batata rosti: uma receita típica da Suíça, que consiste em ralar as batatas cruas e espremê-las para retirar o excesso de água. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de óleo ou manteiga e espalhe uma camada fina de batata ralada. Tempere com sal e pimenta e deixe dourar dos dois lados. A batata rosti pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento, podendo ser incrementada com queijo, presunto, cogumelos ou outros ingredientes.
  • Batata doce: uma receita saudável e nutritiva, que consiste em cozinhar ou assar as batatas doces até ficarem macias. A batata doce pode ser consumida pura ou com mel, canela, coco ralado ou outros ingredientes doces. Ela também pode ser usada para fazer bolos, pudins, pães ou outras sobremesas.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre batata frita?

A batata frita é um prato simples, mas que gera muitas dúvidas entre os cozinheiros de primeira viagem ou até mesmo entre os mais experientes. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto:

  • Qual é a melhor batata para fazer batata frita? A melhor batata para fazer batata frita é a do tipo asterix, que tem a casca rosada e a polpa amarela. Ela é mais seca e firme do que as outras variedades, o que faz com que ela absorva menos óleo e fique mais crocante. Outras opções são as batatas baraka, monalisa ou agata.
  • Qual é o melhor óleo para fazer batata frita? O melhor óleo para fazer batata frita é o de girassol, que tem um sabor neutro e suporta altas temperaturas sem perder suas propriedades. Outras opções são os óleos de canola, milho ou soja. Evite usar óleos de oliva, coco ou dendê, que têm sabores fortes e podem alterar o gosto da batata frita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda a Preparar E deliciosa Receita de Baião de Dois Tradicional

Aprenda a Preparar deliciosa Receita de Baião de Dois Tradicional

Como Fazer Farofa com Aveia e Bacon

Como Fazer Farofa com Aveia e Bacon