in , ,

4 Razões para Saborear o Bife com Purê de Inhame

4 Razões para Saborear o Bife com Purê de Inhame

O bife com purê de inhame é uma receita deliciosa, nutritiva e fácil de fazer, que vai agradar a toda a família. Essa combinação de carne e tubérculo é rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, que trazem benefícios para a saúde e o bem-estar.

Receita de Bife com Purê de Inhame?

O bife com purê de inhame é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em uma fatia de carne bovina grelhada ou frita, acompanhada de um purê feito com inhame cozido e amassado. O bife pode ser temperado com sal, pimenta, alho, cebola e outros condimentos a gosto. O purê pode ser enriquecido com leite, manteiga, queijo e noz-moscada. O bife com purê de inhame pode ser servido com salada verde, arroz ou feijão.

4 Razões para Saborear o Bife com Purê de Inhame

Como Fazer o Bife com Purê de Inhame

Para fazer um bife com purê de inhame saboroso, você vai precisar de:

  • 4 bifes de alcatra ou contrafilé
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de vinho tinto seco
  • Salsinha picada para decorar

Para o purê:

  • 500 g de inhame descascado e cortado em pedaços
  • Água suficiente para cozinhar
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • Noz-moscada ralada a gosto

O modo de preparo é muito simples:

Tempere os bifes com sal, pimenta e alho. Reserve por 15 minutos.

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e frite os bifes por cerca de 4 minutos de cada lado, ou até dourarem. Retire os bifes da frigideira e reserve em um prato.

Na mesma frigideira, adicione a água e o vinho e raspe o fundo com uma espátula para soltar os resíduos da carne. Deixe ferver até reduzir pela metade. Desligue o fogo e reserve o molho.

Para o purê, cozinhe o inhame em uma panela com água e sal até ficar macio. Escorra a água e amasse o inhame com um garfo ou espremedor.

Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo e junte o leite, o queijo e a noz-moscada. Mexa bem até formar um creme homogêneo.

Misture o creme ao inhame amassado e acerte o sal se necessário.

Sirva os bifes cobertos com o molho e acompanhados do purê. Polvilhe salsinha por cima para decorar.

Qual é a Origem do Bife com Purê de Inhame?

A origem do bife com purê de inhame é incerta, mas provavelmente está relacionada à mistura das culturas indígena, africana e portuguesa que formaram a gastronomia brasileira. O inhame é um tubérculo originário da África, que foi trazido para o Brasil pelos escravos. Ele é muito consumido nas regiões Norte e Nordeste do país, onde é chamado de cará. O bife é uma carne bovina cortada em fatias finas, que foi introduzida no Brasil pelos portugueses. Ele é muito consumido nas regiões Sul e Sudeste do país, onde é chamado de filé. O purê é uma forma de preparar os tubérculos cozidos e amassados, que pode ter sido influenciada pelos povos indígenas, que já faziam um prato semelhante com mandioca.

Quais São as Dúvidas Mais Comuns Sobre o Bife com Purê de Inhame?

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer o bife com purê de inhame são:

  • Qual é o melhor tipo de carne para fazer o bife? O melhor tipo de carne para fazer o bife é aquele que tem pouca gordura e nervos, como alcatra, contrafilé ou filé mignon. Você pode pedir para o açougueiro cortar em bifes finos ou fazer isso em casa com uma faca afiada.
  • Como deixar o bife macio e suculento? Para deixar o bife macio e suculento, você deve temperá-lo com antecedência e deixá-lo descansar por alguns minutos antes de fritar ou grelhar. Você também deve usar fogo alto para selar a carne rapidamente e evitar que ela perca líquido. Além disso, você deve virar o bife apenas uma vez durante o cozimento e não furá-lo com um garfo ou faca.
  • Como deixar o purê de inhame cremoso e sem grumos? Para deixar o purê de inhame cremoso e sem grumos, você deve cozinhar o inhame até ficar bem macio e amassá-lo ainda quente com um garfo ou espremedor. Você também deve adicionar leite, manteiga e queijo aos poucos, mexendo bem até incorporar. Se preferir, você pode bater o purê no liquidificador ou mixer para ficar mais liso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sanduíche de Agrião com Pão Integral

Sanduíche de Agrião com Pão Integral

6 Passos para Fazer um Frango Recheado com Bacon Irresistível

6 Passos para Fazer um Frango Recheado com Bacon Irresistível