Vacina contra cocaína criada no Brasil também promete beneficiar viciados em crack

- Anúncio -

A droga ainda está em fase de testes, mas promete ser uma potente medicação para acabar com o vício em drogas pesadas como cocaína e crack.

Uma vacina contra o vício em cocaína está sendo desenvolvida pelos cientistas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e de acordo com os pesquisadores, ela poderá ajudar também a livrar pessoas do vício do crack.

A vacina ainda está em fase de testes, feitos em animais. Segundo os pesquisadores, um dos motivos para a idealização do projeto, foi o grande número de pessoas que consomem cocaína no Brasil, principalmente em Belo Horizonte (MG).

- Anúncio -

Segundo dados do Escritório de Drogas e Crimes da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que existam mais de 2 milhões de usuários no Brasil (em torno de 1,75% da população adulta), e 29 mil só na capital mineira. Enquanto no mundo, a média é de 0,4% dos adultos (aproximadamente 19 milhões).

Vacina para dependência química

Os estudiosos explicaram que a vacina é feita de uma molécula que faz com que o usuário crie anticorpos contra a cocaína em seu sistema imunológico.

Esses anticorpos capturariam a droga, antes dela chegar ao cérebro do consumidor, fazendo com que os efeitos de euforia, e prazer vão sendo drasticamente reduzidos, e isso faz com que o usuário não sinta mais o bem estar inicial da droga. E reduz assim o desejo de usar.

 
O professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da UFMG, esclarece que em um primeiro momento, a vacina servirá para ajudar adolescentes e crianças, na prevenção do abuso de cocaína e crack.

- Anúncio -

A Faculdade de Medicina Weill Cornell, em Nova York, nos Estados Unidos, desde 1996 desenvolve um projeto de vacina com o mesmo objetivo.

A droga de lá, é feita com a própria cocaína e outras substâncias, e já esta em fase de testes em humanos, sem apresentar efeitos colaterais, mas apresentou uma duração limitada.

- Anúncio -

Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by Ana Paula

Jornalista de profissão, e redatora por vocação. Escrevo com prazer tentando passar em palavras, emoções que possam tocar a vida das pessoas. Nas horas vagas mamãe de gatos e degustadora de cafés, que são meus grandes amores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo afirma que bebês que nascem em dezembro são mais especiais

Festão de 1° aninho para filha de ex-BBBs ganha tema clássico que bomba há muitos anos; fotos