in

Trate seus filhos como gostaria de ser tratado e não irá errar

“Uma criança não quer gritos nem entende nada sobre repreensão. Seu filho merece ser tratado com a arte da escuta, da paciência e da grandeza do afeto. Porque as crianças não precisam ser “domadas”, precisam ser amadas.”

A vida cada vez mais dinâmica e estressante, criou uma legião de pais e mães cheios de livros e manuais de como lidar com filhos, mas sem muito tempo para praticar o que “tentam aprender”.

Há também aqueles pais que se preocupam exageradamente com a quantidade de coisas que poderão ou não prover para os filhos. Roupas de marca, brinquedos de todos os tipos, viagens para a Disney. Mas muitas vezes nem pensam no essencial: “Como será o tempo em que eu vou conviver com meu filho?”

A grande verdade é que não existe uma receita precisa de como criar um outro ser humano. A única certeza, que é unanimidade entre especialistas, é que o que seu filho mais precisa para crescer e se desenvolver com valores de uma boa pessoa, é de você.

O filho vêm com sua personalidade própria, mas o modo como você o conduz deixará marcas para sempre na forma como ele enfrentará o mundo.

As pessoas que foram mais amadas e apoiadas na infância tendem a ser adultos mais amáveis, com maior facilidade em se socializar e até mesmo em ensinarem seus próprios filhos no futuro.

Trate seu filho como gostaria que o tratassem sempre. Seja justo, paciente e ponderado.

Muitas vezes “gastamos” nossa paciência, nossas melhores palavras e até um tempo precioso, com pessoas de quem não temos nem muita afinidade, e ao final do dia, quando chegamos em casa, não temas a mesma disposição para dar o mesmo para nossos filhos, justamente quem deveria receber o melhor.

Criação Autorregulada

Criada pelo psiquiatra Wilhelm Reich, a criação autorregulada, diz que uma criança que viveu em um ambiente saudável e respeitoso, se sentindo valorizada pelos pais, e vendo como os pais se relacionam com os outros a sua volta, serão adultos mais respeitosos e que se darão melhor em suas relações interpessoais.

Ela também sugere que pais prestem mais atenção nos filhos, seu hábitos desejos e necessidades e a partir dai, conectem melhor necessidade com o que é possível dentro da vida em sociedade.

“Uma mãe é mais eficaz do que nunca quando confia no seu instinto, quando lê nos olhos do seu filho aquilo que ele realmente precisa.”

Estudos jé comprovaram que crianças que são extremamente cobradas e criticadas pelos pais, se tornam adultos com mais chance de depressão. O excesso de carga negativa também atrapalha todo o desenvolvimento da criança, a tornando mais medrosa e limitada.

 

Facilitar a aproximação dos filhos, com outros parentes, também é uma ótima forma de os inserir melhor na sociedade em que viverão.

Também é cientificamente comprovado que avós presentes e carinhoso, assim como tias, são fundamentais para um melhor desenvolvimento de uma criança.

Mas mesmo quando essas relações por algum motivo não sejam possíveis. O amor, a dedicação e e o exemplo dos pais e responsáveis sempre será a melhor forma de ensinar e constituir um ser humano.

 

 

Baseado no texto de Valéria Amado, para o site “O Segredo”

Facebook Comments Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fibromialgia afeta cada vez mais pessoas – estes são 10 sinais muito comuns da doença, não ignore nenhum desses sinais!

Isis Valverde mostra detalhes do quarto de seu bebê: “Meu príncipe”